Cultura & Lazer Titulo
‘Jung e Eu’: Salvação na psicanálise
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
12/01/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


De um despretensioso diálogo nasceu a idéia do espetáculo Jung e Eu, em cartaz hoje e amanhã, no Sesc Santo André. “Depois de uma peça que relembrava minha carreira, eu e o Domingos de Oliveira sentamos para ver o que faríamos.

Ironicamente, ele disse: ‘Aos 80 anos, só Jung mesmo’. E está aí, levamos a sério”, conta o ator Sérgio Britto, agora com 83 anos. A direção é de Oliveira, que também assina a autoria do texto com Giselle Falbo Kosovski.

O monólogo é construído sobre o personagem Leonardo Svoba, um velho e talentoso ator que, encontrando dificuldade para conseguir bons papéis, aceita o desafio de interpretar o psicanalista Carl Gustav Jung (1875-1961), mesmo sendo avesso à teorias psicológicas. “Jung vai se traduzindo aos poucos para Svoba. Ele aparece nos sonhos dele e, depois de um tempo, os dois passam a ser a mesma pessoa”, explica o ator.

No encontro entre o teatro e a psicanálise, Jung e Eu decifra as teorias exploradas por um dos mais importantes nomes que tentaram entender a mente e as emoções humanas.

ENERGIA

A oitava década de vida não diminuiu o ritmo de Sérgio Britto. Em 60 anos de carreira, o ator vivenciou os mais importantes movimentos do teatro nacional. “Embora eu tenha 83 anos, não fico parado. Sempre estou em contato com gente que está produzindo”, revela.

Para 2008, além do espetáculo sobre Jung, que segue para o Sesc Pinheiros até 9 de fevereiro, o ator subirá aos palcos com um texto de Samuel Beckett e com outro ainda inacabado sobre o casal Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, ao lado da amiga Fernanda Montenegro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;