Esportes Titulo Após tragédia
Corinthians busca focar apenas o futebol
Das Agências
24/02/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Tiago Silva/3.2.13/DGABC


Há três dias, o Corinthians tem ocupado espaço desagradável nas páginas esportivas relacionado à morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, em Oruro, na Bolívia, quarta-feira (leia mais abaixo). Mas, ao menos hoje, a partir das 16h, a equipe tenta focar apenas o futebol, pelo menos por 90 minutos, na partida pelo Paulista contra o Bragantino, no Estádio Nabi Chedid, em Bragança Paulista.

"O Edu (Gaspar) teve papo com a gente e disse: ‘A diretoria cuida deste assunto, vocês tratem de jogar bola'. Precisamos vencer e trazer um pouco de tranquilidade. Fazia tempo que não tinha uma confusão dessas", destacou o zagueiro Paulo André.

O Timão, que vem de três empates consecutivos no Estadual e tem 13 pontos, precisa vencer hoje para terminar a rodada dentro do G-8. "Você pode olhar de duas formas. São seis jogos sem perder ou três sem ganhar. De qualquer forma, essa sequência fez a gente cair para oitavo lugar (antes do início da rodada), precisamos voltar a vencer", completou.

Porém, o técnico Tite deve escalar uma equipe cheia de reservas devido ao jogo contra o Milionários, quarta-feira, pela Libertadores. O lateral-direito Alessandro, o meia Danilo e o atacante Emerson serão poupados, enquanto que o atacante Jorge Henrique, com problema na coxa direita, está fora.

"A lesão muscular não é grave, mas achamos melhor deixá-lo no tratamento. Na sexta-feira, ele (Jorge Henrique) fez fisioterapia e repetiu hoje (ontem) pela manhã. Deve voltar a trabalhar com bola na segunda-feira (amanhã). Ele só será vetado do jogo de quarta se algo fora do esperado ocorrer", explicou o médico Guilherme Runco.

Nas vagas de Alessandro, Jorge Henrique e Emerson devem entrar Edenílson, Renato Augusto e Pato. A dúvida está em quem fica no lugar de Danilo. O meia Douglas é a primeira opção, mas Tite pode optar por reforçar a marcação no meio e, assim, colocar o volante Guilherme. Com isso, Paulinho teria mais liberdade para chegar ao ataque. Outra opção é deixar o time ofensivo e escalar Romarinho.

SEM PREVISÂO

Já o zagueiro Chicão, recuperado após cirurgia no joelho direito, participou do rachão na sexta-feira e marcou dois gols. O jogador ainda não atuou neste ano. Sua última partida foi na decisão do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, no dia 16 de dezembro. Fora de forma e sem ritmo de jogo, ele está fora do jogo contra o Bragantino e também não deve enfrentar o Milionários.[09.DAS_AGENC]

Vitória para colocar donos da casa no G-8

Empolgado com as vitórias sobre os representantes do Grande ABC, São Bernardo e São Caetano, o Bragantino espera manter a sequência de bons resultados para entrar no G-8 do Paulista. A equipe do Interior soma 12 pontos e, se vencer, ultrapassa o próprio Corinthians.

No entanto, o técnico Mazola Júnior sabe que conquistar os três pontos em casa não será fácil. Ele reconhece a qualidade do elenco do Timão e espera que a força do torcedor do Bragantino possa fazer a diferença.

"Douglas, Renato Augusto, Romarinho. Olha o time que eles possuem. Precisamos ter respeito. Por isso, pedimos ao torcedor que compareça e nos incentive. A chance de vencermos passa por termos estádio lotado, a nosso favor e criarmos um caldeirão", destacou ele.

Ele também esperava que o Corinthians atuasse com a equipe principal.

"Gostaria que viessem os titulares, porque o desgaste (da viagem) é fenomenal. Se vierem com os titulares, 70% do gás ficam no segundo tempo", justificou Mazola Júnior.

Para o duelo, o técnico vai contar com os retornos do lateral-direito Kadu e do volante Serginho, que estavam suspensos. Assim, Mazola Júnior deve manter o time no 3-5-2.

Caso pena não seja revertida, Timão cogita deixar Libertadores

Os próximos dias prometem ser decisivos para o futuro do Corinthians na Copa Libertadores 2013. Irritado com a Conmebol pela punição sofrida por conta da morte do torcedor boliviano, o clube paulista cogita até deixar o torneio caso a pena não seja revertida.

O Timão promete não tomar qualquer decisão até amanhã à tarde, quando dirigentes do clube se reunirão para dar o veredicto final.

Após enviar a defesa para a Conmebol na sexta-feira, o Corinthians aguarda posição da Câmara de Apelações, presidida pelo equatoriano Guillermo Saltos.

Para o Alvinegro paulista, a decisão de deixar a competição sul-americana não seria apenas uma retaliação à punição, mas à toda estrutura do futebol na América do Sul.

O clube julga a Copa Libertadores como um torneio mal organizado, pouco lucrativo e com enormes falhas de segurança em relação ao público e aos jogadores.

Mas, apesar de a decisão de abandonar a competição ser uma forma de protesto, o departamento jurídico do Corinthians tem plena consciência das consequências que esta atitude pode trazer para o clube.

De acordo com o regulamento da Conmebol, o time que se retirar da Copa Libertadores deve pagar multa de US$ 200 mil para os três clubes que fazem parte do seu grupo, mais US$ 20 mil à entidade e ser excluído pelo menos das próximas três edições do torneio.

A diretoria do Timão se mantém otimista quanto a um retorno rápido e positivo por parte da Conmebol. Inclusive para a partida de quarta-feira, diante do Milionários, da Colômbia, no Pacaembu.

Por enquanto, o time de Parque São Jorge irá enfrentar o clube colombiano com portões fechados.

Corpo do jovem Kevin Espada é enterrado em Cochabamba

Sob forte comoção de centenas de familiares e amigos, o corpo do adolescente boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada foi enterrado ontem pela manhã, no cemitério Parque de las Memorias, em Cochabamba.

A cidade fica a cerca de 210 quilômetros de Oruro, onde Kevin foi atingido na cabeça por sinalizador marítimo, na quarta-feira, durante a partida entre San José e Corinthians, pela fase de grupos da Copa Libertadores.

Após o velório do jovem torcedor, realizado na casa de seu avô, cortejo com centenas de pessoas seguiu pelas ruas de Cochabamba.

Durante o percurso, os presentes passaram em frente ao colégio onde Kevin estudava e fizeram oração no local, antes de seguirem para o cemitério.

Após o ocorrido no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que dará apoio total à família e o governo promete punir os culpados.

Além disso, dirigentes do San José presentes ao enterro se pronunciaram ontem sobre a tragédia e decretaram o dia 20 de fevereiro na cidade como o ‘Dia do Torcedor Santo.'

Gaviões da Fiel promete auxiliar identificação de autor do disparo

Com o intuito de livrar os 12 torcedores corintianos detidos na Bolívia e de ajudar o Corinthians contra a punição imposta pela Conmebol, a Gaviões da Fiel promete encontrar meios para delatar o autor do disparo do sinalizador, que matou o torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada.

Segundo apuração feita pelo portal Lance!Net junto à principal torcida organizada do clube, o responsável por dispar o sinalizador seria menor de idade e estaria na caravana da Gaviões, que ainda está a caminho do Brasil.

Ainda de acordo com informações levantadas pelo site esportivo, este torcedor está assustado com a situação e moraria próximo à sede da uniformizada, no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

Integrantes da torcida organizada ouvidos pelo Lance!Net disseram acreditar que o causador da morte de Kevin não sabia manipular o artefato e que os 12 torcedores presos na Bolívia não merecem pagar por algo que não fizeram.

Parte da liderança da Gaviões da Fiel estuda a melhor a maneira de delatar o autor do disparo e a expectativa é de que seja apresentado até amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;