Cultura & Lazer Titulo Helena Meirelles
Saga de uma violeira
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
25/09/2008 | 07:30
Compartilhar notícia


"Eu só queria ser eu! Eu sou dona do meu nariz e da minha direção." A frase da violeira Helena Meirelles (1924 -2005) dá a dimensão da força dessa mulher singular que sobreviveu à crueza do sertão brasileiro e tornou-se nacionalmente conhecida em 1993, quando a revista norte-americana Guitar Player a elegeu uma das 100 melhores guitarristas do mundo, ao lado de músicos como Eric Clapton e Roger Waters.

A TV Cultura exibe hoje, às 23h10, o documentário Dona Helena, um tributo à vida e obra de Helena. A estréia se dá às vésperas da data de morte da artista, no próximo dia 29.

Parte dessa história tortuosa inclui até o Grande ABC, onde Helena passou alguns de seus últimos anos, resgatada pela irmã e em companhia dos sobrinhos.

O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Feminafest/06 e o projeto foi premiado no edital nº 8 de Documentários do MinC, além de ter participado dos festivais É Tudo Verdade - 11º Festival Internacional de Documentários e do 15th Hot Springs Documentary Film Festival.

A filmagem, em 16 mm e vídeo digital, ocorreu entre 2002 e 2004, com direção de Dainara Toffoli e produção de Monica Schmiedt, quando Helena estava com 80 anos. Mesmo com a saúde debilitada, sua rotina era cantar e tocar para sustentar sua família.

Dona Helena nasceu no sertão do Brasil e desde criança era apaixonada pela viola. Passou a sua juventude entre comitivas de boiadeiros e prostíbulos, lutando para tocar. Era parteira e benzedeira, casou-se três vezes e teve 11 filhos.

A diretora Dainara Toffoli comenta: "Helena mostra em sua música a força de seu caráter: esse que fez com que ela acreditasse que deveria crer no que sentia. E ela sentia que a viola era sua grande companheira, sentia que seus dedos dominavam suas cordas, que ali sua personalidade aflorava."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;