Política Titulo São Bernardo
Na reta final, rivais aumentam ataques
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
21/09/2008 | 07:41
Compartilhar notícia


A 15 dias das eleições, os prefeituráveis de São Bernardo aumentaram o tom dos ataques pessoais. Único a adotar a linha desde o início da campanha, o petista Luiz Marinho terá de enfrentar o principal rival, Orlando Morando (PSDB), que abandonou o discurso sou do bem para desmoralizar o concorrente.

Sábado, durante caminhada no Jardim Detroit - onde pretende implementar o projeto Cara Nova e o programa de regulamentação fundiária -, o tucano afirmou ser o autor do "único plano de governo de conteúdo". "O programa do Marinho só tem a capa. Os demais candidatos, nem plano têm. Meu diferencial é ter propostas sólidas e possíveis porque cabem no orçamento."

Ao lado do vice, Edinho Montemor (PSB), que ainda se recupera do tiro que levou na perna, Morando ironizou a ausência do petista na cidade e exaltou sua atuação como parlamentar nos últimos 12 anos. "Sei o nome e os problemas de cada rua, tenho capacidade de governar com ousadia, mesmo com pouco recurso."

No bairro João de Barro, onde Marinho realizou caminhada e comício, o oposicionista rebateu as ironias do adversário. "O que o Orlando fala não pode ser levado em consideração porque o programa dele é repeteco do William Dib (PSB) somado com a cópia que ele fez do meu programa de governo", acusou. "Ele começa a copiar propostas porque foi vencido no debate da campanha."

Após reunir cerca de 700 militantes para pedir "gás total" nas ruas na reta final, o oposicionista descredenciou a atual gestão ao disseminar que as propostas de habitação "não foram cumpridas". "Dib disse que urbanizaria o João de Barro, mas só pavimentou algumas ruas. Cadê o esgoto? No desespero eleitoral, ele faz obras inacabadas", insistiu, ao emendar. "Para mudar a realidade, o eleitor tem de votar no time do presidente Lula, não no time do pior prefeito."

Nova dinâmica - O candidato do PPS, Alex Manente, iniciou sábado nova fase da campanha. Apostando que conquistará os indecisos, o prefeiturável realizará cinco caminhadas diárias "para forçar os indecisos a optarem pela via alternativa". "Hoje, visitei o Núcleo Santa Cruz (região pós balsa, no Riacho Grande), Taboão, Vila Flórida, Santa Luzia e Paulicéia. Não quero apenas cumprimentar o morado, mas conscientizá-lo."

As críticas do popular socialista aos candidatos do PT e PSDB aumentaram no mesmo ritmo do corpo a corpo. "Não sinto nos outros dois (Marinho e Morando) nenhuma segurança da vitória. As propostas de ambos estão no limite porque sufocaram a população durante dois meses e meio. Por isso resolvi intensificar só agora."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;