Internacional Titulo Bolívia
Camponeses se mobilizam contra oposição
Da AFP
18/09/2008 | 08:24
Compartilhar notícia


Camponeses partidários do presidente Evo Morales seguiam nesta quarta-feira para a cidade de Cochabamba, no centro da Bolívia, para pressionar os governadores rebeldes a assinar um acordo de pacificação.

"Estamos mobilizados para exigir dos governadores da Meia Lua (as regiões de Santa Cruz, Beni, Pando, Tarija e Chuquisaca) que cumpram o pré-acordo" firmado na véspera, disse o dirigente sindical da cidade de Oruro Florencio Choque.

A principal exigência dos sindicatos de camponeses é que os governadores e líderes civis dos cinco departamentos rebeldes determinem a desocupação das repartições públicas tomadas pela oposição durante a semana passada, durante violentos protestos que deixaram 19 mortos.

A presença dos camponeses, cerca de 500, levou a prefeitura de Cochabamba a não revelar o local do encontro de Morales com os governadores rebeldes, por razões de segurança.

O pré-acordo, firmado na véspera por Mario Cossío, governador de Tarija, representando os governadores rebeldes, prevê a formação de três comissões para analisar as divergências.

A primeira comissão discutirá um pacto fiscal que solucione o pedido dos departamentos rebeldes para uma melhor distribuição dos royalties sobre o gás e o petróleo, a segunda debaterá as autonomias regionais e a terceira designará representantes para cargos acéfalos no Poder Judiciário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;