Política Titulo Especial
Chiquinho diz que dobrará efetivo da GCM

Prefeiturável afirma que, se vencer, terá, em dois anos, cerca de 400 guardas municipais em atividade

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
06/09/2008 | 09:58
Compartilhar notícia


O candidato governista a prefeito de Mauá, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB) disse que, se vencer a eleição, irá dobrar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) em, no máximo, dois anos. Com cerca de 250 homens e 200 na ativa, a corporação, segundo a proposta de Chiquinho, aumentará para 400.

"Vamos chamar os 100 aprovados do último concurso público e, no ano que vem, abriremos uma nova seleção para mais 100 vagas", explicou. O socialista afirmou que também pretende ampliar o número de veículos utilizados pela Guarda.

Outra proposta de Chiquinho na área de Segurança é a implementação de câmeras de segurança nos principais cruzamentos da cidade e nos locais de maiores ocorrências policiais.

"Todos esses pontos serão monitorados pelos guardas municipais, que também acompanharão pelas câmeras as entradas e saídas da cidade." O candidato, no entanto, ainda não tem o número exato de equipamentos que seriam instalados. "Assim que assumirmos, faremos um estudo para definir quantas serão necessárias", explicou o prefeiturável.

"Com esse sistema, nossas equipes poderão ficar atentas a assaltos e acionar imediatamente a Polícia Militar. Vamos também nos reunir com o governo do Estado para
desenvolver uma ação conjunta entre as polícias", justificou o governista. "Será uma gtrande central de monitoramento."

Chiquinho pretende manter a lei de fechamento de bares - hoje estipulado às 23h -, mas afirmou que está disposto a discutir o tema com os setores envolvidos, como os comerciantes. "Estou aberto para conversas com todos os segmentos para chegar a um consenso sobre essse assunto. Mas dá para garantir que essa norma será cumprida."

Ele também quer criar o Conselho Municipal de Segurança. "Nossa idéia é envolver toda a sociedade para discutir esse assunto e decidir junto as ações. Faremos um amplo debate."

No programa de governo do socialista está um projeto, que embora não tenha relação direta com Segurança, deve engrossar as ações do segmento. "Vamos criar mecanismos de melhorias dos sistemas de iluminação pública, principalmente nas vielas. Queremos sentar com a Eletropaulo e discutir essas mudanças em regiões com grande número de ocorrências. Para nós, isso é uma questão de Segurança Pública."

Em seu projeto, Chiquinho também fala em programas de prevenção ao uso de drogas, tendo como público-alvo alunos de 9 a 12 anos.

Outra proposta é insistir, junto ao governo do Estado, na criação de um delegacia seccional e do IML em Mauá, além de outras divisões da polícia, como Anti-Seqüestro e Anti-Drogas.

Se vencer a eleição, o prefeiturável pretende, além dos guardas civis municipais, garantir a segurança dos patrimônios públicos com a instalação de alarmes.

Oswaldo ficará de olho nos desmanches

O candidato petista a prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, afirmou que, se for o vitorioso nas urnas, irá implementar programas de fiscalização e controles nos ferros-velhos e desmanches do município. "Em muitos casos, é por esses locais que entram na cidade produtos originários de furtos. Vamos cobrar notas fiscais dos equipamentos que serão vendidos nesses comércios. Nossa atuação será forte."

Ele propõe a ampliação do número de guardas civis municipais. "Nossa idéia inicial é de aumentar pelo menos mais 50 vagas, mas ainda estamos em discussão sobre esse assunto. Vamos fazer estudo sobre as necessidades."

O ex-prefeito afirmou que irá mudar a sede da GCM, hoje instalada na Avenida Washington Luiz, no Jardim Cerqueira Leite. "Precisa mudar dali, porque no local irá passar uma avenida marginal, que nós iremos construir. Ficaria muito em cima da sede, o que deixaria a Guarda vulnerável. Mas ainda não sabemos para onde iremos levar a sede da GCM de Mauá."

Ele pretende implementar programas de distribuição de câmeras de segurança no município. Mas ele não entende que essa seja a principal proposta para a área da Segurança Pública. "Tem gente que enxerga isso como a principal solução. Mas é preciso entender que para cada conjunto de câmeras é necessário um número de pessoas olhando esses equipamentos", afirmou. "O que não queremos é transformar Mauá em um Big Brother, mas é importante este mecanismo para algumas situações." Ele não sabe, no entanto, qual seria o número ideal de câmeras, que também serão adotadas para acompanhar o trânsito e fiscalizar portas de escolas.

Oswaldo diz que irá propor ao governo do Estado uma integração maior entre a GCM e as polícias Civil e Militar na cidade.

A intenção do prefeiturável é intensificar do cumprimento da Lei Seca em Mauá. "Vamos fazer cumprir e manter o fechamento de bares às 23h, como ocorria durante nosso mandato. Mas é importante deixar claro que isso não atinge qualquer comércio. Nosso objetivo é fechar aquele barzinho, que tem um balcão para a rua, sem segurança. Esses irão fechar."

O ex-prefeito assegura que irá, assim como fez em seu governo, "desobstruir guetos" no município e desenvolver programas de urbanização.

Em seus planos está a criação do Conselho Municipal de Segurança. "Vamos discutir o assunto com a sociedade." Oswaldo pretende criar outros projetos, ligados a área de esportes, para atuar na prevenção da criminalidade no município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;