Política Titulo Rio Grande da Serra
Kiko segura liderança com 69%
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
31/08/2008 | 11:10
Compartilhar notícia


Estável, o prefeito de Rio Grande da Serra e candidato à reeleição, Adler Kiko Teixeira (PSDB) mantém a liderança absoluta na disputa ao Executivo. Na segunda pesquisa estimulada Diário/Ibope, o tucano registra 69% das intenções de voto frente aos 68% da sondagem publicada em 20 de julho. O levantamento, realizado entre os dias 25 e 27, com 350 eleitores do município, tem margem de erro de cinco pontos para mais ou menos e está registrado na 382º Zona Eleitoral de Ribeirão Pires sob o número 581/08.

A vantagem do governista ainda é ampla em relação ao segundo colocado, Carlos Augusto Cesar, o Cafu (PT). Após dois meses de campanha, o petista evoluiu apenas um ponto e aparece com 13%. A oscilação de Nilson Gonçalves (PR) também é pequena: o republicano registra 2% frente aos 4% da primeira simulação.

O quadro de indecisos na cidade manteve a mesma média. O percentual de brancos e nulos representa 5%, na última pesquisa, o número foi de 8%. Somados, os eleitores que não souberam responder ou não opinaram contabilizam 11%, em 20 de julho, o índice foi 8%.

Preferência - No levantamento espontâneo, Kiko registra tendência de alta e aparece com 58% - na anterior, tinha 50% - contra 11% de Cafu e 1% de Nilson Gonçalves.

Indagados sobre qual seria o prefeito eleito, independentemente da intenção de voto, 84% dos entrevistados responderam o nome do prefeito. O petista obteve 5% da preferência e o republicano, 1%. As informações de número e partido não foram apresentadas aos eleitores.

Na primeira sondagem, 82% dos moradores afirmaram que Kiko seria reeleito. Na lanterna, Nilson foi indicado por 3% e Cafu por 5%.

Rejeição - Nilson e Cafu disputam em pé de igualdade o lugar de candidato mais rejeitado de Rio Grande: 37% afirmaram que não votariam nos prefeituráveis para administrar a cidade nos próximos quatro anos.

Kiko apresenta variação favorável de um ponto comparando a análise do último mês: obteve 10%, enquanto 9% asseguram que poderiam votar em qualquer candidato.

O resultado é reflexo da avaliação do governo. No total, 72% afirmaram considerar a gestão ótima/boa e 23%, regular/ruim. Somente 4% da população avalia como péssima a administração e 1% não respondeu.

Prefeito mantém preferência entre eleitores jovens e mulheres

O prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB)mantém a estabilidade e a preferência entre o público jovem e feminino: 70% de seus eleitores são mulheres e 69% têm idade entre 16 e 29 anos, enquanto 67% dos homens apostam na reeleição do chefe do Executivo.

O tucano, porém, apresenta tendência de queda entre os eleitores com faixa etária de 30 a 39 anos, 67%, frente aos 74% da última pesquisa. Nesta categoria, Carlos Augusto Cesar, o Cafu (PT), registra variação positiva de 14%, contra 9% do primeiro levantamento. Entre os eleitores homens, o petista cresceu 4 pontos percentuais e atinge a média de 18%.

Em contrapartida, 68% dos entrevistados com idade superior aos 40 anos demonstraram apoio a Kiko, um crescimento de 7 pontos.
Escolaridade - O governista mantém equilíbrio entre os eleitores de todos os níveis de escolaridade. A única oscilação negativa ocorre entre os entrevistados com ensinos Médio e Superior concluídos. Embora esteja dentro da margem de erro, Kiko apresenta tendência de queda: de 74%, o percentual variou para 69%.

Cafu registrou o maior desempenho entre o eleitorado e saltou de 6% para 17%. Entre os consultados com grau de escolaridade até a 4ª série, o petista passou de 16% para 9%, faixa que Kiko se manteve estável (de 66% para 67%). O candidato da oposição também perdeu eleitores entre 5ª e 8ª séries, dos 19% registrados, apenas 11% mantiveram o mesmo posicionamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;