Política Titulo Ribeirão Pires
Clóvis Volpi: sem concorrência
Juliana de Sordi Gattone
Diário do Grande ABC
31/08/2008 | 11:13
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires e candidato à reeleição, Clóvis Volpi (PV), manteve a liderança registrada na primeira pesquisa Diário/Ibope, divulgada em 20 de julho, mesmo registrando tendência de queda nesta segunda rodada. A oscilação negativa é seguida pelos demais candidatos à cadeira do Poder Executivo - Valdírio Prisco (PSDB) e Mário Nunes (PT), que permaneceram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A sondagem, realizada entre os dias 25 e 27 de agosto, com 350 pessoas, tem margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada na 183ª Zona Eleitoral de Ribeirão Pires, sob o número 05/2008.

Na pesquisa estimulada, Volpi aparece com 59% das intenções de voto, frente aos 63% indicados anteriormente. Prisco oscila menos: de 14% para os atuais 13%. Enquanto Nunes passa dos antigos 7% para 5%.

Assim como as intenções de voto, a rejeição de todos os candidatos também registra queda. Volpi tem 12% (era 13%); Prisco, que ainda é o líder da categoria, desceu de 46% para 37%; e Nunes, de 36% para 34%.

No sentido contrário, o número de brancos, nulos e indecisos obteve variação para cima. Brancos e nulos, que representavam 9% dos entrevistados no levantamento anterior, agora são 13%. Os indecisos sobem de 8% para 10%.

Espontânea - Na sondagem espontânea - na qual os pesquisadores não apresentam aos entrevistados os nomes dos candidatos que disputam a eleição - Clóvis Volpi também registra vantagem frente aos adversários, com 42%, seguido pelo tucano Valdírio Prisco (6%) e pelo petista Mário Nunes (2%). Em relação à primeira pesquisa, divulgada em 20 de julho, a oscilação é mínima, com 40%, 5% e 3% respectivamente.

Quem vence - Independentemente da intenção de voto, os entrevistados foram questionados sobre quem, na opinião deles, seria o próximo prefeito de Ribeirão Pires.

Também neste quesito, Volpi aparece na ponta, com 79%, contra 5% de Prisco e 2% de Nunes. Não souberam responder 14%.

Na sondagem anterior, para a mesma pergunta, os candidatos obtiveram, respectivamente: 71%, 10% e 3%.

Prefeito continua a atrair mais votos entre as mulheres

O prefeito e candidato à reeleição Clóvis Volpi (PV) continua o preferido entre as mulheres, assim como na primeira pesquisa Diário/Ibope, publicada em 20 de julho. Anteriormente, ele registrava 69% dos votos do gênero e, agora, 62%.

Entre o eleitorado masculino, o prefeiturável manteve quase o mesmo percentual: de 56% passou para 55%.

Já o segundo colocado, Valdírio Prisco, apresentou uma inversão. Agora, entre seus eleitores, é o predileto dos homens, com 17% frente aos 12% registrados anteriormente. Já as mulheres, tiveram tendência de queda, de 16% para 10%.

O petista Mário Nunes manteve a preferência dos homens, mas com oscilação negativa.

Eles representavam 12% e passaram para 6%. Enquanto as mulheres registraram leve variação para cima, de 2% para 4%.

Faixa etária - Volpi tem a preferência do eleitorado mais jovem, que compreende a faixa dos 16 aos 29 anos, com 65%.

Já o tucano Valdírio Prisco, que na sondagem anterior registrava mais votos de eleitores com 40 anos ou mais (21%), conseguiu mudar a faixa etária de seus eleitores, passando a obter mais votos dos que possuem de 30 a 39 anos (15%).

Mesma mudança aconteceu com o petista Mário Nunes. Só que o terceiro colocado, em vez de conseguir manter o eleitorado mais jovem, conquistou votos de pessoas mais velhas. Agora, o petista é o preferido também entre os eleitores de 30 a 39 anos (6%).

Escolaridade - Clóvis Volpi é o único entre os candidatos que tem a maioria dos eleitores com Ensino Médio e Superior: 60%.

Prisco predomina entre os que têm até a 4ª série do Ensino Fundamental (18%). Enquanto Nunes é o favorito dos que fizeram o Ensino Fundamental (6%).

Renda - Volpi é o preferido dentre os que têm renda de até dois salários mínimos (60%), assim como Prisco (17%).

Já o petista Mário Nunes tem mais votos dos eleitores com rendimento superior a dois salários (7%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;