Política Titulo S.Bernardo
Morando visa municipalização
Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
30/08/2008 | 07:42
Compartilhar notícia


A principal bandeira do candidato à Prefeitura de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) para a Educação é a municipalização do ensino de 5ª a 8ª séries. Atualmente, quase 50 mil alunos da cidade estão nessa faixa educacional e são atendidas pelo governo do Estado.

A meta do tucano é estimular os jovens e diminuir a evasão escolar. Aproximadamente 35 mil alunos estudam na rede estadual do Ensino Médio - número bem inferior ao de 5ª a 8ª séries. "Falta estimulo. Esses números mostram que tem muita gente que chega na 8ª série e pára de estudar. Assim, a municipalização também visa dar nova motivação a esses jovens", afirma.

A rede estadual tem 71 escolas em São Bernardo, sendo que oito são de 5ª a 8ª séries e, dentro do projeto de Morando, serão as primeiras a serem municipalizadas. "Se em um mesmo bairro tiver duas escolas até a 3ª série do Ensino Médio, iremos transferir as salas de aula e fazer com que uma atenda apenas o Ensino Médio e a outra de 5ª a 8ª séries", disse o tucano.

Com a mudança, a Prefeitura, que hoje tem sob sua responsabilidade 85.153 alunos passaria a atender mais de 150 mil estudantes. O deputado estadual, no entanto, não se mostra preocupado com os custos dessa alteração. "Os gastos da municipalização são altos no momento da implantação, pois temos de investir na reforma e adaptação das escolas. Depois, a manutenção não é muito alta, pois vamos receber os repasses dos governos estadual e federal e incorporá-los à administração", declarou.

Outra proposta de Morando é ampliar as creches. Hoje, a Prefeitura atende diretamente 3.780 crianças e mais 2.728 com entidades conveniadas. De acordo com dados da Secretaria de Educação, o déficit atual é de 3.400 vagas. "A idéia é ampliar as creches, principalmente nas áreas mais periféricas, onde temos a maior demanda", afirmou.

O tucano também pretende analisar a possibilidade de colocar um professor auxiliar em cada sala de aula. "Essa é uma medida que ainda precisa de um estudo maior, principalmente com relação ao orçamento, mas foi implantada pelo (José) Serra quando ele foi prefeito de São Paulo e, agora, como governador, que admiro bastante."

1- "Se em um mesmo bairro tiver duas escolas até a 3ª série do Ensino Médio, iremos transferir as salas de aula e fazer com que uma atenda apenas o Ensino Médio e a outra de 5ª a 8ª séries", disse o tucano Orlando Morando. Com a mudança, a Prefeitura, que hoje tem sob sua responsabilidade 85.153 alunos passaria a atender mais de 150 mil estudantes. O deputado estadual, no entanto, não se mostra preocupado com os custos dessa alteração.

2- Com o aumento da verba, Aldo Santos (Psol) acredita ser possível investir na construção de novas creches para suprir o déficit que ele calcula beirar 10 mil. Segundo a administração, o número é de 3.400 vagas. "Precisaremos de estudo técnico para determinar quantas unidades serão necessárias, mas será prioridade. Vamos erradicar o índice de analfabetismo (4,6%, conforme prefeitura)."

3- "Com a globalização, quem não fala outra língua está perdido. A criança, por exemplo, vai em um shopping e encontra muita coisa em inglês. Na internet, acontece a mesma coisa. Nosso compromisso é preparar o munícipe para o futuro. Sem um segundo idioma, a pessoa não arruma emprego", afirmou Evandro de Lima (PTdoB). Ele defende a municipalização do ensino de 5ª a 8ª séries.

Aldo Santos propõe repasse de 30% à Secretaria de Educação

Rita Donato
Do Diário do Grande ABC

Contrário à municipalização do ensino até a 8ª série - proposta defendida por todos os prefeituráveis de São Bernardo -, o candidato a prefeito Aldo Santos (Psol) pretende ampliar, de 25% para 30%, o repasse orçamentário à Educação. "Trata-se de investimento, não gasto", sustenta.

Com o aumento da verba, o socialista acredita ser possível investir na construção de novas creches para suprir o déficit que ele calcula beirar 10 mil. Segundo a administração, o número é de 3.400 vagas. "Precisaremos de estudo técnico para determinar quantas unidades serão necessárias, mas será prioridade. Vamos erradicar o índice de analfabetismo (4,6%, conforme a Prefeitura)."

Para desburocratizar o acesso à pesquisa, Aldo dará caráter popular às bibliotecas e salas de informática. "Os acessos não podem ficar restritos", sustenta, ao assegurar que incorporará todos os professores ao quadro de estatutários.

O candidato propõe ainda eleição direta para a escolha do reitor da Faculdade de Direto de São Bernardo. "A autarquia não pode ser subordinada aos interesses políticos do prefeito ou dos vereadores."

Evandro de Lima planeja escola municipal de línguas

Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC

O candidato à Prefeitura de São Bernardo Evandro de Lima (PTdoB) pretende, se eleito, criar uma escola municipal de línguas, com cursos de Inglês, Espanhol, Alemão e Italiano, entre outros idiomas. "Com a globalização, quem não fala outra língua está perdido. A criança, por exemplo, vai em um shopping e encontra muita coisa em inglês. Na internet, acontece a mesma coisa. Nosso compromisso é preparar o munícipe para o futuro. Sem um segundo idioma, a pessoa não arruma emprego", afirmou.

Assim como Orlando Morando (PSDB), o prefeiturável defende a municipalização do ensino de 5ª a 8ª séries. "Pelas nossas andanças, tenho recebido muita reclamação com relação ao ensino estadual. Com o ensino municipal, o prefeito fica mais próximo da população e é mais fácil resolver os problemas", disse.

Evandro também planeja colocar dois professores por sala de aula e diminuir o número de alunos por classe. "Outra idéia é rever o plano de carreira e o salário dos funcionários da Educação. Os professores, sobretudo, precisam ser valorizados."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;