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CPTM registra reclamação de usuários
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
12/08/2008 | 07:25
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Especialistas e coordenadores da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Metrô e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) realizam o programa Dirigentes de Plantão para estreitar o contato com o usuário de transporte coletivo e saber suas necessidades e o grau de satisfação com o serviço.

A CPTM disponibilizou cerca de 267 dirigentes pelas 20 estações de São Paulo, sendo que em Mauá, uma das mais movimentadas do sistema, trabalham quatro dirigentes, divididos em pelo período da manhã e à tarde.

A operação funciona permanentemente em dez estações como Santo André, Mauá, Brás, Luz, Barra Funda e Itaim, entre outras, e em dez outras unidades que são sorteadas todo mês.

"Queremos acompanhar de perto as necessidades dos usuários, para que isso seja melhorado no plano de expansão que a empresa fará até 2010", disse o ouvidor da CPTM Eduardo Ghrardelli.

O ouvidor disse que as reclamações mais freqüentes são referentes à superlotação dentro dos trens, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e longo tempo de espera pelas composições.

O trabalho dos ouvidores é elogiado pelos usuários. "O serviço é bom para melhorar o atendimento baseado no ponto de vista da população", disse o desempregado Vlademir Dorigon, 22 anos.

A falta de acessibilidade adequada é um empecilho para a aposentada Leontina Toledo, 63 anos. "Uso a estação de trem quase todos os dias e sempre tenho de pedir para os guardas me ajudarem na hora de sair, pois o vão entre o trem e a passarela é muito grande. Como não tenho firmeza nas pernas, é necessário me segurar firme para não cair", disse. A CPTM registra por dia um movimento de cerca de 36.800 pessoas na estação mauaense. Em julho, o novo programa registrou 1.267 atendimentos feitos pelos ouvidores.




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