Internacional Titulo Seul
Bush revela preocupação com programa nuclear norte-coreano
Da AFP
06/08/2008 | 08:08
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestou nesta quarta-feira sua preocupação com o desenvolvimento do programa nuclear norte-coreano e exigiu uma maior verificação das atividades atômicas de Pyongyang.

Bush realizou tal declaração em Seul, ao lado do presidente sul-coreano, Lee Myung-bak.

"Participei ao presidente (sul-coreano) a minha preocupação com a situação dos direitos humanos na Coréia do Norte, com as atividades de enriquecimento de urânio, assim como com os testes nucleares, a proliferação atômica e os programas de mísseis balísticos", disse Bush.

A Coréia do Norte divulgou no final de junho um inventário detalhando suas atividades atômicas, elemento fundamental do pacto firmado em 2007 com os cinco países (Coréia do Sul, China, Estados Unidos, Japão e Rússia) que negociam, há cinco anos, o fim do programa nuclear norte-coreano.

A Casa Branca insiste em que o inventário norte-coreano não aborda questões essenciais, como o enriquecimento de urânio.

Em 2002, os Estados Unidos acusaram a Coréia do Norte de desenvolver um programa de enriquecimento de urânio com objetivos militares, o que foi desmentido pelo regime comunista.

Após a apresentação do inventário nuclear norte-coreano, Washington retirou a Coréia do Norte da lista de países terroristas.

A Coréia do Norte, que realizou seu primeiro teste atômico em outubro de 2006, negocia desde 2003 o desmantelamento de suas instalações nucleares em troca de uma ajuda energética vital e da normalização das relações internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;