Esportes Titulo Futebol
Brasil tenta classificação contra Nova Zelândia
Da AFP
09/08/2008 | 05:48
Compartilhar notícia



A seleção masculina de futebol tentará a classificação para as quartas-de-final dos Jogos Olímpicos na partida deste domingo, contra a Nova Zelândia, no estádio de Shenyang.

Os brasileiros, que na estréia conseguiram uma vitória pouco convincente sobre a Bélgica por um magro 1 a 0, passarão à etapa seguinte com um triunfo sobre os neozelandeses. Mas, para que isso ocorra, devem melhorar seu jogo, como afirmou o técnico Dunga em uma entrevista coletiva.

"Nós trabalhamos para não sofrer gols, porque estamos certos de que, pelo menos um, vamos conseguir", explicou Dunga, que elogiou "o bom jogo aéreo" dos adversários.

"O Brasil deve ser sempre o primeiro, mas, para isso, tem que ir jogo a jogo", acrescentou cauteloso Dunga.

A precaução do técnico difere da postura de alguns jogadores, como Diego, meia do Werder Bremen, que assinalou que Brasil deve sempre pensar na medalha de ouro. "Estou perseguindo um sonho olímpico porque o Brasil nunca ganhou uma medalha de ouro", disse Diego.

Sua presença e a de Ronaldinho Gaúcho, reforço com idade acima de 23 anos, têm relação com a enorme possibilidade de o país pentacampeão mundial de futebol obter o inédito título olímpico.

Em três ocasiões - Los Angeles-84, Seul-88 e Atlanta-96 - os brasileiros chegaram perto da glória, mas tiveram que se contentar com a medalha de prata e com a de bronze. Mas pior foi em Atenas-2004, quando não conseguiram se classificar.

Em Pequim, o Brasil terá a China como rival direto no grupo.

Além da necessidade de vitória, Dunga está sob fortes críticas pela pobre atuação de sua equipe nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo da África do Sul-2010, onde o Brasil ocupa um modesto quinto lugar na classificação.

Depois do jogo contra a Bélgica, Dunga declarou que "enfrentamos adversários que se prepararam durante quatro meses, enquanto nós nos reunimos há apenas 15 dias".

"Foi difícil enfrentarmos uma equipe que joga com todos seus jogadores atrás e em um campo ruim, que não permite um bom controle sobre a bola".

Mesmo com a filosofia chinesa dizendo que "a primeira partida é sempre dura", o esquema tático de Dunga deixou muitas dúvidas. Basta lembrar que o gol da vitória foi marcado por um volante, Hernanes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;