Política Titulo São Bernardo
Morando defende feiras livres noturnas
Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
01/08/2008 | 09:15
Compartilhar notícia


O candidato à Prefeitura de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) pretende implementar feiras livres noturnas na cidade, caso eleito. A idéia surgiu quinta-feira, depois de o candidato visitar o Condomínio Residencial Tiradentes, no Jardim Irajá, onde moram aproximadamente 12 mil pessoas e há uma feira livre que funciona das 18h às 21h. 

"Isso pode ser um conceito novo a ser desenvolvido na cidade, além das feiras diurnas já existentes. É natural que precisamos ouvir os feirantes, mas a receptividade e a aceitação são muito boas. Aqui no Irajá, por exemplo, todos se mostraram a favor", disse.

O prefeiturável acredita que a estrutura para implementar feiras noturnas em São Bernardo pode ser muito semelhante com o modelo já existente nas diurnas. O principal problema seria com relação à segurança que, segundo ele, poderia ser resolvido com o reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal. Outra preocupação seria evitar ruas residenciais.

"O consumo é uma tendência que você precisa ir reciclando da maneira como a sociedade quer. Quando inventaram o supermercado 24 horas no Brasil acharam um absurdo e hoje vemos as pessoas fazendo compra às 3h da manhã", afirmou.

A família de Morando é proprietária de uma rede de supermercados e o deputado estadual usou dados do setor para reforçar a idéia de que a Prefeitura deve adotar feiras livres noturnas em São Bernardo. "Uma pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) mostrou que, na última década, a mulher aumentou em 50% a participação no mercado de trabalho. Assim, aqueles hábitos que eram exclusivos das mulheres, como fazer as compras, mudou e a feira livre é um grande exemplo disso", afirmou. "Com essa tendência de mudanças de hábitos, é fantástico você oferecer um horário diferenciado para as pessoas irem às compras."

Independentemente da implementação das feiras livres noturnas na cidade, o prefeiturável quer colocar banheiros químicos para atender os comerciantes.

Além das feiras - Pela manhã, Orlando Morando visitou o corredor comercial da Rua Marechal Deodoro, no Centro. O deputado estadual prometeu revitalizar a área e reforçar a segurança no local. As mudanças urbanísticas incluem a ampliação das calçadas, rede elétrica subterrânea e alteração do paisagismo. O prefeiturável também quer adaptar o corredor para os deficientes com rampas de acesso, pisos táteis e novas placas de orientação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;