Economia Titulo Crise
Bush assegura que economia dos EUA vai sair da crise
Da AFP
19/07/2008 | 11:36
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush assegurou neste sábado que a economia norte-americana "vai sair do momento difícil" em que se encontra, apesar dos persistentes males que afetam o setor de habitação e do aumento da inflação.

"Tenho uma grande confiança de que nossa economia vai sair deste momento difícil, porque tenho uma grande confiança no inesgotável espírito inovador do povo norte-americano", disse Bush em seu programa de rádio semanal.

Essas declarações foram feitas poucos dias depois do anúncio do governo de uma disparada em junho dos preços ao consumidor, que registraram sua maior alta em 26 anos, sob pressão do crescente custo da energia.

O relatório do Departamento de Trabalho, que revelou um aumento de 1,1% dos preços ao consumidor em junho em relação a maio, para um ritmo anual de 5,0%, deixou claras as preocupações do Federal Reserve com o aumento da inflação e o fraco crescimento, no momento em que a economia luta contra as turbulências nos mercados financeiros em meio à pior crise imobiliária em décadas.

Apesar da "estanflação" (estancamento da atividade econômica com uma inflação elevada) que pesa sobre a economia norte-americana, Bush se disse otimista sobre o futuro do país.

"Esta é uma nação que enfrentou grandes desafios no passado e os superou, e assim o fará novamente", assegurou. "Com políticas adequadas em Washington e o empenho de nossos cidadãos, nossa economia vai emergir deste período fortalecida e melhor que antes", afirmou o mandatário.

Bush pediu ao Congresso que retire a proibição sobre as perfurações de petróleo em alto-mar, na Plataforma Continental Exterior do país, e expressou sua preocupação com a falta de resposta dos legisladores: "Não fizeram nada", lamentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;