Economia Titulo Preços ao Consumidor
Instituições financeiras apostam em alta do IPCA
15/07/2008 | 07:33
Compartilhar notícia


A pesquisa Focus do BC (Banco Central), que capta as estimativas de cerca de cem instituições financeiras, mostra que elas elevaram suas apostas para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 6,40% para 6,48%, na 16ª semana consecutiva de deterioração nas expectativas para esse indicador neste ano.

As instituições TOP 5, consideradas pelo BC as que mais acertam suas previsões, projetaram na semana passada que o IPCA ultrapassaria o teto da meta anual de 6,5% em 2008. As TOP 5 reduziram suas projeções de 6,63% para 6,62%.

O economista-chefe para Brasil do Morgan Stanley, Marcelo Carvalho, prevê que o IPCA fechará o ano em 6% e em 5% em 2009.

Para ele, com a atual evolução da inflação, o BC poderá ser mais agressivo no aperto monetário na reunião da próxima semana. Carvalho aposta em alta de 0,75 ponto percentual da Selic, o que a elevaria para 13% ao ano. "Com 0,75 ponto percentual, o BC manda para o mercado a mensagem firme de que não tolerará desvios sistemáticos da meta", afirmou.

A pesquisa Focus trouxe poucas alterações com relação às expectativas sobre os juros nos próximos meses. No levantamento, a mediana das projeções para a taxa Selic no final de 2008 permaneceu em 14,25% pela quarta semana consecutiva.

Carvalho disse que este ano o crescimento da economia continuará resistente, mas espera uma "desaceleração significativa" em 2009. "O motivo dessa desaceleração é que a política monetária funciona. Aperto de política monetária implica em desaceleração econômica".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;