Política Titulo São Bernardo
Morando fala de vitória em reduto de Dib
Raphael Ramos e Rita Donato
29/07/2008 | 08:37
Compartilhar notícia


Uma rápida visita ao comércio do maior reduto eleitoral do prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), bastou para o candidato Orlando Morando (PSDB) ter o ego massageado. Segunda-feira à tarde, o tucano esteve por pouco mais de uma hora na Avenida Senador Vergueiro, no Rudge Ramos, zona eleitoral onde, proporcionalmente, o chefe do Executivo teve a maior votação na eleição de 2004: 83,3% (51.107 votos).

O governista deixou o bairro falando em vitória no primeiro turno. "Aqui (no Rudge Ramos) estou em casa. Fazer campanha nessa região é como bater pênalti sem goleiro", afirmou Morando.

Durante a caminhada, o prefeiturável reforçou aos eleitores o apoio do prefeito à sua candidatura na tentativa de absorver os votos de Dib. "Essa região não tem muitos problemas. O que temos de fazer aqui é tocar o que já foi iniciado por Dib", afirmou, em referência às obras no corredor ABD, na divisa com Santo André e Diadema.

Centro revitalizado - Em campanha no Centro, na manhã de segunda-feira, o candidato do PT, Luiz Marinho, reforçou o discurso de "recuperação da cidade". Ao lado do vice, cantor e deputado federal Frank Aguiar (PTB), o petista constatou reclamações sobre o abandono do centro comercial Conjunto Anchieta, ao lado da estação rodoviária. "A falta de estrutura é notável. A questão é que o prefeito não investe na periferia nem no Centro. A manutenção está precária", argumentou, sem abandonar a política do ataque ao reforçar a necessidade de um plano "macro" capaz de solucionar questões pontuais.

"Nosso sentimento é que o atual grupo perdeu a capacidade de planejar e olhar de forma ampla para solucionar cada segmento. Um tapa no visual já melhora a estima dos comerciantes", ponderou, ao afirmar a possibilidade de aumentar o investimento utilizando "de forma adequada" o orçamento de R$ 2,2 bilhões. "É possível revitalizar o pedaço da Avenida Marechal Deodoro. Se o quintal do Paço está assim, imagine a periferia."

Estratégia - Candidato do PTdoB à Prefeitura de São Bernardo, Evandro de Lima mudou a tática da campanha corpo a corpo em feiras livres porque perdeu espaço - Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) também adotaram a prática. Segunda-feira, a agenda do candidato foi voltada aos eventos internos com a militância. "Eles descobriram a feira e terei de definir outra estratégia, visitar comércios e áreas residenciais. O feirante começou a reclamar."

O líder da Frente de Esquerda, Aldo Santos (Psol), fez caminhada apenas no bairro Cooperativa para explanar o eixo da campanha temática da semana: o transporte coletivo. Entre as propostas apresentadas pelo prefeiturável para melhorar a área estão a criação do Passe Livre Estudantil, Idoso e Desempregado, além da implementação do Bilhete Único. "Também queremos que os outros candidatos assumam o compromisso de não aumentarem a tarifa", defendeu. Alex não teve atividade externa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;