Política Titulo Santo André
Siraque quer Universidade Livre
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
12/07/2008 | 09:21
Compartilhar notícia


Candidato a prefeito do grupo que governa Santo André há 12 anos, o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) garante que irá "manter e ampliar" as políticas públicas implementadas em Cultura. Na opinião dele, o segmento conseguiu avanços desde que o PT assumiu o poder no município. "O movimento cultural se divide em antes e depois da nossa administração."

Entre as principais realizações, o prefeiturável cita a Casa do Olhar, a Casa da Palavra, a reforma do Cine Teatro Carlos Gomes e as ações realizadas na Vila de Paranapiacaba, em especial, no que diz respeito ao Festival de Inverno.

Mas a proposta de Siraque diz respeito à criação da Universidade Livre de Cultura, cuja finalidade é integrar as escolas livres existentes hoje - de cinema e artes visuais, de dança, de literatura e de teatro de artes circenses. "Por meio dessa universidade, poderemos aplicar uma mesma política para a difusão da cultura. Queremos transformar nosso município em referência nesta questão."

Quanto ao Cine Teatro Carlos Gomes, a idéia é conseguir parcerias com a iniciativa privada para a criação de "espaço alternativo". "Funcionaria nos moldes do Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo."

O candidato garante que fomentará a realização de oficinas, festivais musicais e mostras culturais em praças, parques e escolas - especialmente nos finais de semana - como forma de "incentivar e prestigiar os artistas locais e até regionais". Outra idéia é implementar feiras de artesanato.

Paranapiacaba também receberá atenção especial. A iintenção, adianta Siraque, é usar o potencial turístico da Vila para que receba mais visitantes, não apenas no inverno.

O petista garante que fará um mapeamento dos equipamentos culturais existentes em Santo André para que toda a cidade tenha algum tipo de atividade.

Bairros - Um dos objetivos de Siraque é a retomada da memória dos bairros. Por meio de estudos com a ajuda de profissionais ligados à área, a Prefeitura quer relembrar a história de cada bairro. "Esse tipo de coisa integra a comunidade. As pessoas terão a oportunidade de ver como a vida melhorou."

Para que as ações sejam mais efetivas, ele adianta que pretende desmembrar a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;