Esportes Titulo Jogos
Vila Olímpica é inaugurada oficialmente em Pequim
Das Agências
28/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Sob rígidas medidas de segurança, mais de duzentos atletas das equipes de basquete, natação e ginástica da China participaram no domingo da solenidade oficial de abertura da Vila Olímpica de Pequim.

O diretor do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, Liu Qi, entregou as chaves da Vila Olímpica ao prefeito Chen Zhili. O anúncio foi recebido com uma explosão de fitas multicoloridas e danças de crianças vestidas como os fuwa (mascotes olímpicos). A Vila Olímpica alojará mais de 16 mil atletas e responsáveis durante os Jogos Olímpicos, entre 8 e 24 de agosto. Depois da cerimônia, precedida pelo hasteamento da bandeira da China, os atletas voltaram aos centros de treinamento, que ficam fora da vila.

"É muito cedo para que fiquem, ainda têm que treinar", explicou um dos responsáveis pela delegação chinesa, Shi Kangcheng.

A Vila é composta por 42 edifícios, com um total de 9.000 quartos, restaurantes, uma clínica, uma biblioteca, lojas e infra-estrutura esportivas, além de locais com acesso à internet.

A China apresentou na sexta-feira sua delegação, a maior de sua história, com 639 atletas e pretende neste ano superar os Estados Unidos, que vêem com 596 esportistas.

"Todos os atletas chineses estão em excelentes condições físicas e mentais. Esperamos dar nosso máximo e fazer bonito em nosso país", disse o técnico dos ginastas, Huang Yubin.

A poluição, que poderá ser a mancha negra dos Jogos de Pequim, não deixou de marcar presença na cerimônia de domingo, a 12 dias da abertura do grande acontecimento esportivo.

Mas os responsáveis chineses estão convencidos de que as medidas drásticas que estão sendo aplicadas para limpar o céu de Pequim, como o fechamento de fábricas e a proibição da circulação de veículos, darão resultados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;