Política Titulo PSDB com PSC
Parceria de Orlando e Tito Costa movimenta bastidor

Deputado estadual poderia encabeçar chapa tucana ao Paço de São Bernardo com veterano político como vice

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
08/12/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


Com cenário tranquilo pelos lados do grupo governista de São Bernardo, representado pela candidatura de reeleição do prefeito Luiz Marinho (PT), a oposição se movimenta na outra ponta do jogo pré-eleitoral de 2012. Ontem, nos bastidores o que se comentava era o alinhamento do ex-prefeito Tito Costa (PSC) com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB). Ventilou-se que o social-cristão poderia ser vice na chapa ao Paço encabeçada pelo tucano.

Os integrantes do PSC são ligados ao parlamentar, tornando os rumores até certo ponto aceitáveis. Mas a situação é difícil de ser concretizada.

O PSC apresenta discurso de candidatura própria no ano que vem. Mas pode ficar apenas nas palavras. O maior obstáculos é o PSDB. Primeiro porque o partido pode não lançar nome a prefeito. E, se lançar, Orlando Morando terá de passar por disputa interna, pois o vereador Admir Ferro quer representar a sigla na corrida majoritária.

ANÁLISES
A informação da dobrada Orlando/Tito foi alvo de análises nas rodas de políticos. Uma delas positiva. Seria a união de um jovem (o tucano tem 37 anos) com a experiência (o ex-chefe do Executivo tem 88 anos), o que daria credibilidade à chapa. Já a avaliação negativa levou em consideração a possibilidade de os comentários serem fogo amigo, para tumultuar o ambiente no PSDB.

O partido vive circunstância delicada. O PPS, do deputado estadual Alex Manente, aceita a sigla como parceria para indicar o vice. O contrário é descartado pelo parlamentar popular-socialista. E se o tucanato insistir em candidatura a prefeito, o PPS pode não disputar o Paço e sequer aderir ao projeto do PSDB. O que diminuiria consideravelmente as chances de vitória da oposição.

Tito Costa foi sucinto ao falar sobre o assunto. "Não estou sabendo de nada." O mais provável é o ex-prefeito apoiar a candidatura de seu filho Antônio Tito Costa Filho a vereador. Mas seu futuro político ainda é indefinido. "Depende de como as coisas vão andar", despistou.

Orlando Morando não comenta panorama eleitoral. Tem afirmado que se posicionará - se é pré-candidato ao Paço ou não pelo PSDB - em fevereiro. Enquanto isso crescem as movimentações e as especulações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;