Política Titulo Eleições
São Bernardo tem encontro de forças
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
07/07/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A tática adotada pelo PT de São Bernardo no primeiro dia da campanha eleitoral - de dividir a militância em pontos estratégicos da cidade para recepcionar o candidato a prefeito e sindicalista Luiz Marinho - fez com que o prefeiturável dividisse o mesmo espaço com os principais adversários: Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS).

O petista e o tucano escolheram a Praça dos Trabalhadores, no Jardim Silvina, para iniciar as campanhas. Enquanto Marinho explanava o programa de governo e criticava a atual administração, o candidato a vice na chapa governista, Edinho Montemor (PSB), e apoiadores do grupo aguardavam a chegada de Morando, sem interferirem na atividade. "Espero que a campanha mantenha esse nível. O embate das propostas e a convivência fazem parte da democracia", ponderou o socialista.

A oposição alfinetou o governo William Dib (PSB) ao apontar a "falta de investimento" na periferia. "Digam aos iludidos que nossa candidatura reúne as condições necessárias para transformar a cidade", atacou o sindicalista, enfatizando repetidamente a "boa relação" com o presidente Lula e com a cúpula do governo federal. "Temos maior possibilidade de dialogar com a União para trazer investimentos", reforçou Marinho.

Do lado oposto da praça, Morando explicou porque escolheu o reduto petista para lançar a campanha. "Temos vínculos estreitos com os trabalhadores e entendemos que defender o direto da categoria não é apenas na porta da fábrica." Ao lado da bancada de sustentação e dos candidatos a vereadores, o tucano atacou o petista. "Ele insiste em dizer que não atuamos na periferia. Por acaso estamos no Centro?"

Ao detalhar o plano de governo, que sugere a continuidade da atual administração, com enfoque para a criação da Lei de Incentivo Fiscal e melhorias nas áreas de Educação e Habitação, o afilhado político de Dib foi criticado por uma moradora sobre os alojamentos, mas não se intimidou. "Político que não gosta de cobrança não deve concorrer à eleição municipal. Reafirmo que cumprirei nosso compromisso." Morando não cumpriu o restante da agenda porque a mulher, Carla, entrou em trabalho de parto.

‘TERCEIRA VIA' - Alex Manente também optou pelo contato direto com a população. Com a promessa de "debater o programa de governo com a sociedade", o popular-socialista realizou caminhada no bairro Jordanópolis e visitou feiras do Riacho Grande, onde disputou eleitores com a chapa petista. Ao mesmo tempo em que Alex cumprimentava munícipes e feirantes, em frente à igreja, Marinho e o vice - o cantor-forrozeiro e deputado federal Frank Aguiar (PTB), ausente na primeira atividade - discursava a militantes uniformizados e com bandeiras.

Embora tenha admitido a dificuldade em concorrer com o PT e PSDB, por conta do pouco recurso e da falta de apoio de Lula e do governador tucano José Serra - respectivamente -, o candidato demonstrou otimismo afirmando que a campanha será lançada em 20 bairros, nos próximos dez dias, sem a interferência de políticos tradicionais. "Enquanto a máquina deixa o candidato longe da sociedade, nós temos voluntários. Não tenho dúvida de que este sentimento será demonstrado nas urnas."

NANICOS - Aldo Santos (Psol) lançou a campanha com um café da manhã para a militância, seguido de caminhadas no bairro Terra Nova 3. Seguido pelos candidatos a vereador, Evandro de Lima (PTdoB) freqüentou feiras nos bairros Planalto, Assunção e Jardim do Lago, realizou caminhadas nos jardins Continental e Nazareth e participou de quermesses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;