Política Titulo Eleições
PMDB segue tendência e anuncia apoio ao PT em Santo André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
15/06/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Como era esperado, o PMDB anunciou ontem que integrará a coligação Santo André Ainda Melhor, formalizada na noite de sexta-feira, cuja chapa majoritária é formada pelo deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), candidato a prefeito, e o sindicalista Cícero Firmino da Silva, o Martinha (PDT), candidato a vice.

Segunda maior aliança da cidade na eleição deste ano, atrás da encabeçada pelo DEM, com 11 legendas, a coligação reunirá dez partidos: PT, PDT, PMDB, PSB, PV, PCdoB, PHS, PSL, PRB, PRTB. Porém, metade das siglas tem representação na Câmara. No bloco dos democratas, apenas dois partidos têm cadeira no Legislativo.

Serão 253 candidatos a vereador trabalhando pela dobrada PT-PDT, representada por Siraque e Martinha.

O PMDB, que no ano passado tinha planos de ser o primeiro partido a se definir com relação ao pleito deste ano, acabou sendo o último. Tentou, sem sucesso, indicar o vice do PT e encontrar um parceiro para a coligação proporcional.

O presidente municipal do PMDB, vereador Sargento Juliano, não acredita que a demora por uma definição da sigla tenha atrapalhado as pretensões, deixando os peemedebistas para trás.

Juliano admitiu que as quase duas décadas de relação com o PT em Santo André foram determinantes para o acordo, mesmo não conseguindo a indicação do vice.

"Fizemos a nossa parte, colocando-nos à disposição. Paciência se não entenderam. Mas isso é passado e a nossa intenção é construir um projeto para a cidade. Ajudaremos na eleição do Siraque e esperamos ter o reconhecimento em um futuro governo", argumentou o líder de governo do prefeito João Avamileno (PT). "Não me via trabalhando longe da sigla PT", acrescentou.

A decisão do PMDB frustra as expectativas do presidente estadual da legenda, Orestes Quércia, que declarou ser favorável ao lançamento de candidatura própria.

COMEMORAÇÃO - O PT demonstrou satisfação com a união. Siraque admitiu que o ciclo de acordos está encerrado. "Nosso objetivo foi cumprido. Estamos abertos a outros partidos, mas não iremos atrás de mais nenhum."

Para o prefeito João Avamileno, o PT "fechou com chave de ouro" a coligação. "Sempre tive a certeza de que o PMDB viria com a gente, pela fidelidade demonstrada na defesa dos interesses do governo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;