Economia Titulo Empresariado
Ciesp de São Bernardo terá curso para dekasseguis

O objetivo é orientar pessoas que trabalharam no Japão por algum tempo, interessados em abrir negócio

Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
17/06/2008 | 07:42
Compartilhar notícia


O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) firmaram parceria que viabilizará o Projeto Dekassegui Empreendedor na cidade. O objetivo é orientar e capacitar pessoas que trabalharam no Japão por algum tempo, guardaram dinheiro e voltaram ao Brasil interessados em abrir uma micro ou pequena empresa na região.

Com o convênio, São Bernardo será a primeira cidade do Grande ABC a oferecer cursos e orientação gratuita para os dekasseguis que querem ir trabalhar no Japão e também para os que acabam de voltam.

O trabalho temporário no exterior, para esses dekasseguis, é usado como forma de conseguir uma poupança, capaz de financiar a montagem de um negócio próprio.Atualmente, cerca de 300 mil brasileiros trabalham no Japão, segundo a Associação Brasileira de Dekasseguis. "O problema é que muitos deles não planejam a viagem e no retorno ao Brasil não têm orientação adequada sobre como montar uma empresa", explica o diretor titular do Ciesp de São Bernardo, Mauro Miaguti.

Um levantamento do Sebrae aponta que 62% dos empreendimentos abertos no País pelos dekasseguis fecham em até dois anos. Valor alto se comparado com o total de micro e pequenas empresas que encerram as atividades neste período que é de 49%. "A idéia é aproveitar as comemorações do centenário da Imigração Japonesa para reduzir esta mortalidade", afirma Miaguti. São Bernardo possui uma das maiores concentrações nipo-brasileiras da região - com 2.200 famílias - seguida por Ribeirão Pires e Mauá.

O projeto é formado por dois cursos, com os nomes Indo para o Japão e Voltando para o Brasil. O primeiro tem o objetivo de orientar o planejamento da vida financeira e o estabelecimento de metas de quem quer trabalhar no Japão. "Isso inclui a possibilidade de implantação do negócio próprio", explica o coordenador estadual do programa no Sebrae, Milton Fumio. Também são abordadas questões culturais e legislação.

O módulo Voltando para o Brasil, apresenta aos dekasseguis a realidade empresarial brasileira e auxilia na elaboração de projetos que permitam a criação de uma micro ou pequena empresa de acordo com as condições e interesses de cada empreendedor.

"Esta iniciativa é muito importante, porque a muitas pessoas que voltam do Japão perdem todo o dinheiro que juntaram em investimentos errados", apóia o diretor da Acrepa (Associação Cultural e recreativa da Paulicéia), em São Bernardo, Mauro Ikeda. Ele afirma que um dos principais problemas é a dificuldade para se enquadrar no mercado de trabalho. "Eles ficam muito tempo fora e isso atrapalha. Aí o jeito é abrir um negócio próprio", diz.

Outras cidades - Apesar de sediado em São Bernardo, o diretor do Ciesp afirma que moradores de outras cidades da região também podem fazer o curso gratuitamente. As inscrições devem ser feitas pelos telefones 4125-7500 (Ciesp de São Bernardo) ou 4990-1911 (Agência Regional do Sebrae).

Serviços: Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site www.dekassegui.sebrae.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;