Internacional Titulo Venezuela
Chávez quer se entender com novo presidente dos EUA
Da AFP
12/06/2008 | 08:13
Compartilhar notícia


O líder venezuelano, Hugo Chávez, se declarou nesta quarta-feira disposto a conversar com o futuro presidente dos Estados Unidos para tratar de temas como a inflação mundial e a alta dos preços do petróleo.

Em mais um discurso em rede nacional, Chávez disse: "Me informaram que a CNN está transmitindo. Saudações Mister (George W.) Bush, lhe falta pouco. Com o próximo presidente dos Estados Unidos estamos dispostos a conversar com respeito, a avaliar estes problemas (...) Vamos sentar e debater".

Chávez comentou as dificuldades econômicas dos Estados Unidos, especialmente o aumento dos preços dos alimentos e o crescente desemprego.

O presidente também se referiu ao atual preço do barril de petróleo, que deveria estar em 100 dólares, e não acima desta cotação, e voltou a atacar os biocombustíveis.

"Fomos um dos primeiros governos a reagir. Alertamos que uma das causas do aumento dos preços dos alimentos" era a produção de biocombustíveis.

"Usar milho e outros alimentos para produzir energia é algo horrível".

O barril do WTI para entrega em julho fechou hoje a 136,38 dólares, em alta de 5,07 dólares em relação à noite de terça-feira.

Chávez não descartou que o barril do petróleo "possa chegar aos 200 dólares", impulsionado por fatores como "as ameaças contra o Irã, tensões políticas e a queda do dólar".

A Venezuela é uma das principais beneficiadas pela alta dos preços do petróleo, já que exporta diariamente 2,7 milhões de barris.

Segundo Chávez, 100 dólares é um "valor justo" pelo petróleo.

O líder venezuelano anunciou investimentos de 257 bilhões de dólares nos próximos anos, em 90 grandes projetos de exploração, produção, refino e comércio de petróleo.

A maior parte dos investimentos está destinada a projetos na faixa petrolífera do Orinoco (sudeste), rica em petróleo pesado, onde hoje operam as multinacionais.

Chávez anunciou ainda 36 projetos de petroquímica básica e petroquímica de expansão, totalizando 4,6 bilhões de dólares.

O governo também destinará 9 bilhões de dólares ao setor elétrico, nas áreas de transmissão, geração e distribuição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;