Cultura & Lazer Titulo Profissão Repórter
Homenagem com sensibilidade
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
05/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O programa Profissão Repórter, idealizado e conduzido pelo jornalista Caco Barcellos, reestreou bem anteontem em seu novo e - espera-se - definitivo horário, 23h30. Alcançou média de 21 pontos no Ibope e participação de 43%. Dados da Rede Globo.

O tema do jornalístico foi a realidade dos pacientes que aguardam um transplante de coração no maior centro deste tipo de cirurgia do País, o Incor (Instituto do Coração), em São Paulo.

Sem explorar a angústia dos pacientes, Barcellos e seus jovens repórteres mostraram a complexidade do esquema - da retirada do doador ao implante no receptor.

A edição conseguiu manter ritmo, contar a história, informar e conscientizar. Basicamente o que se espera de uma boa reportagem.
Barcellos, em determinado momento, deixou a imparcialidade de lado e contou a um jovem transplantado de onde surgiu a pauta para o programa. O real motivo que o levou recentemente a freqüentar o Incor foi a agonia de um antigo companheiro de profissão, Delmar Marques. Ali era o repórter homenageando o repórter em suas últimas semanas de vida.

Delmar Marques Correa (11/03/1948-8/4/2008) foi repórter especial do Diário entre os anos 1996 e 1999. Os que conviveram com o também escritor e documentarista sabiam de suas paixões, o jornalismo e a natureza, em especial os cavalos.

Barcellos soube mostrar isso e deu ao colega a oportunidade de divulgar suas últimas palavras, mostradas no programa em manuscritos (o jornalista estava entubado). Prova de sensibilidade desse profissional que tantas vezes colocou a própria vida em risco a serviço da sociedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;