Política Titulo Pacote
Governo federal discute nesta segunda-feira nova CPMF

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, confirmou a informação e explicou que o objetivo é aumentar a arrecadação

19/05/2008 | 07:57
Compartilhar notícia


O governo deve decidir nesta segunda-feira, durante reunião da coordenação política, conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de um novo imposto sobre movimentações financeiras, com alíquota de 0,08% e a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cobrado da indústria do cigarro.

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, confirmou a informação e explicou que o objetivo é aumentar a arrecadação para investir na área da Saúde, compensando o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e a provável aprovação da Emenda à Constituição nº 29, que obriga o governo a investir R$ 20 bilhões em Saúde até 2010.

A oposição vê a proposta do governo como ameaça e tentativa de evitar a votação na Câmara da emenda 29, que deve entrar em pauta ainda neste mês.

"É estratégia de chantagem, uma tentativa de constrangimento, porque o governo sabe que não há a menor condição de o Congresso, especialmente em ano eleitoral, aceitar a criação de um novo imposto. Chega a ser primário", critica o líder do DEM na Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;