Internacional Titulo Delegação
Enviado dos EUA recebe documentos do programa nuclear da Coréia do Norte
Da AFP
10/05/2008 | 12:50
Compartilhar notícia


Um diplomata norte-americano retornou neste sábado da Coréia do Norte com documentos relativos ao tratamento de plutônio realizado nesse país, como parte do processo de verificação das atividades nucleares norte-coreanas.

Sung Kim, diretor de assuntos coreanos do Departamento de Estado norte-americano, que estava à frente de uma delegação na Coréia do Norte, atravessou neste sábado a fronteira entre as duas Coréias em Panmunjon para, em seguida, retornar ao Sul.

A delegação norte-americana trazia sete caixas de papelão que continham 18 mil páginas de documentos sobre o programa norte-coreano de tratamento de plutônio. "Devemos levar estes documentos e os analisaremos", afirmou Sung King, consultado sobre o conteúdo dos documentos.

De acordo com um alto-funcionário do Ministério sul-coreano das Relações Exteriores citado pela agência de imprensa Yonhap, os documentos são principalmente relatórios sobre o funcionamento das instalações nucleares norte-coreanas, sobretudo um reator e instalações de tratamento de plutônio.

No entanto, estes documentos, segundo uma autoridade norte-americana em declarações ao jornal New York Times, não conteriam detalhe algum sobre o programa nuclear de enriquecimento de urânio nem sobre o envolvimento da Coréia do Norte na "proliferação" nuclear.

Na terça-feira, o Departamento de Estado havia anunciado que Sung Kim viajaria a Pyongyang, na primeira visita de uma delegação dos Estados Unidos depois que Washington acusou a Coréia do Norte de ajudar a Síria a construir um reator nuclear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;