Setecidades Titulo SOS Bairros
Moradores reclamam de descarte de lixo em praça
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
09/05/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Moradores das imediações da praça da Rua Erechim, que faz esquina com a Avenida das Nações, em Santo André, são obrigados a conviver com a grande quantidade de lixo descartado no local por catadores autônomos.

Sofás, colchões e madeira são alguns dos resíduos encontrados por lá. "Os pernilongos atormentam nossas vidas. Jogam de tudo nesse local, desde cachorro morto até medicamentos. Toda semana, os catadores resolvem colocar fogo no lixão e ninguém agüenta a fumaça", desabafou Regiane Fargiane, uma das moradoras do bairro.

"Há cerca de um ano é feito descarte de entulho nessa praça que está abandonada. Em junho do ano passado, mandamos um documento para a Prefeitura oficializando a reclamação e pedindo que fosse tomada uma providência", disse o metalúrgico José Ricardo Scutare.

Segundo os moradores, o local, que hoje está cercado, já serviu de abrigo para catadores de outras cidades.

POSIÇÃO
A Prefeitura de Santo André informou que foi feito um acordo com a comunidade, intermediado pela Câmara, e a área foi cercada por um muro. Durante um período, a ação funcionou, mas o local voltou a receber grande quantidade de lixo.

Para tentar resolver a situação, o DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes) está em contato com uma empresa da região interessada em ‘adotar' a praça. A área poderá ganhar um portão, que será aberto à população durante o dia e fechado à noite, período quando é feito o descarte irregular de entulho. O departamento ainda promete recuperar os equipamentos da praça.

O Semasa informou que a limpeza da área, feita a cada 15 dias, passará a ser semanal. A próxima retirada de resíduos está programada para domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;