Cultura & Lazer Titulo Eric Clapton
Festa dos virtuoses
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/05/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Capitaneado pelo guitarrista britânico Eric Clapton, um time de estrelas do rock e do blues se reuniu em Chicago, nos Estados Unidos, em 28 de julho de 2007. Na ocasião, ocorreu a segunda edição do Crossroads Guitar Festival, que teve como objetivo arrecadar fundos para o centro de reabilitação de dependentes químicos mantido por Clapton, um sobrevivente dos excessos de drogas e álcool.

Esse encontro de gigantes da música internacional foi registrado no DVD duplo Crossroads Eric Clapton Guitar Festival 2007 (Warner Music, R$ 78 em média). Em clima de celebração da vida e da boa forma artística, ícones como o octagenário B.B King, John McLaughlin, Buddy Guy, Robert Cray, Albert Lee e Steve Winwood fizeram a alegria de cerca de 30 mil pessoas, que assistiram a uma maratona de 11 horas de shows. O espetáculo teve como mestre-de-cerimônias o comediante norte-americano Bill Murray.

VIRTUOSISMO
Conhecido por sua participação no grupo de apoio de Clapton e do ex-Pink Floyd Roger Waters, o guitarrista Doyle Bramhall II deu um show à parte, em uma performance vigorosa de Outside Woman Blues, de Blind Joe Reinolds.

O ‘mago' Johnny Winter esbanjou talento e carisma em uma interpretação incendiária de Highway 61 Revisited, clássico gravado por Bob Dylan em um disco homônimo.

O que dizer de Jeff Beck,na magistral balada Cause We've Ended as Lovers? Dono de um estilo peculiar (ele não utiliza palheta para tirar sons das cordas), o músico alia virtuosismo e refinamento harmônico.

Em um festival dedicado a exímios guitarristas, um fato merece menção. Beck divide os holofotes com uma baixista australiana de apenas 22 anos, Tal Wilkenfeld, que rouba a cena por alguns minutos e impressiona o público com seus solos.

Precoce, a garota começou a estudar guitarra aos 14 anos e só se interessou pelo baixo aos 18. Desde então, já acompanhou figurões como Herbie Hancock, Joss Stone e Wayne Shorter.

VELHOS PARCEIROS
Clapton também convidou o cantor e multiinstrumentista inglês Steve Winwood, seu companheiro no grupo Blind Faith, no fim dos anos 1960. Juntos, eles relembraram pérolas como Presence of Lord, Had to Cry Today e Can't Find My Way Home. A festa terminou com Buddy Guy (que brindou os fãs com Mary Had a Little Lamb) e o estandarte blueseiro Sweet Home Chicago, cantado por todos os convidados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;