Economia Titulo Cerveja
Custo das matérias-primas faz Inbev perder terreno no Brasil
Da AFP
08/05/2008 | 08:29
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A cervejaria belgo-brasileira InBev, líder mundial em termos de volume, teve um início de ano difícil, especialmente no Brasil, com uma queda no lucro líquido no primeiro trimestre, provocado pelo aumento dos custos das matérias-primas.

O lucro líquido caiu 11% a 249 milhões de euros (380 milhões de dólares). Os analistas esperavam uma alta, com um valor em torno de 320 e 330 milhões de euros (US$ 490 e 506 milhões).

O excedente bruto de exploração registrou alta de 2,1%, a 982 milhões de euros, e o faturamento cresceu 4,8%, a 3,198 bilhões de euros. No entanto, nos dois casos os analistas também esperavam números melhores.

A Inbev, dona das marcas Stella Artois, Leffe, Beck's e Brahma, viu suas vendas totais praticamente paralisadas, com 59,038 milhões de hectolitros contra 59,034 milhões do mesmo período em 2007.

O setor das cervejas retrocedeu 0,4% ao ano, a 48,669 milhões de hectolitros.

"Os resultados não fazem mais que refletir um nível mais frágil dos volumes no setor, principalmente no Brasil, e uma comparação desfavorável dos custos em relação ao primeiro trimestre do ano passado", afirma a empresa em um comunicado.

No Brasil, as vendas de cerveja foram afetadas pelo carnaval ter acontecido muito cedo (início de fevereiro), o que encurtou o período de férias de verão, além da forte inflação (mais de 11%) no setor de alimentação, segundo a Inbev.

"A alta do custo das matérias-primas só pôde ser compensada de forma parcial por meio das melhoras contínuas realizadas na rede abastecimento", acrescenta o grupo.

Em um ano, a cevada é a matéria-prima cujo preço causou o maior impacto, segundo o diretor financeiro Felipe Dutra, que também mencionou à imprensa o milho e o arroz.

A Inbev já aumento seus preços em alguns países, como Brasil, Rússia e Alemanha, para compensar pelo menos em parte os custos crescentes.

A Inbev nasceu em 2004 da fusão entre a belga Interbrew e a brasileira AmBev. A empresa é a segunda cervejaria a nível mundial em termos de faturamento, atrás apenas da americana Anheuser-Busch (AB).




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