Cultura & Lazer Titulo A partir de hoje
Cineclube traz filmes italianos
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
14/02/2013 | 07:10
Compartilhar notícia


Uma das escolas cinematográficas mais tradicionais encontra espaço especial na programação do Cineclube Biblioteca Ilva Aceto Maranesi (Rua Kara, 105. Tel.: 4354-9809), em São Bernardo. A partir de hoje, o local passa a exibir a mostra 'Cinema Italiano na Biblioteca de Arte'. As sessões gratuitas ocorrem sempre às quintas-feiras, a partir das 18h30.

Com poucas chances no circuito do Grande ABC, esse tipo de produção conta com características um pouco mais artísticas do que os longas-metragens hollywoodianos que lotam as salas locais. A seleção mescla títulos dos anos 1970, 1980 e 2000, sendo que alguns deles chegam com homenagens internacionais importantes na bagagem.

Na abertura, a mostra traz 'A Noite de São Lourenço' (1982), dos diretores Paolo e Vittorio Taviani. Vencedor do prêmio especial do júri do Festival de Cannes, o drama se passa em 1944, quando os habitantes de San Miniato, na Toscana, estão na esperança de ser libertados do comando nazista pelo exército norte-americano.

Quem entra em cartaz no dia 21 é o clássico 'Um Dia Muito Especial' (1977), de Ettore Scola. Em meio ao acordo de Benito Mussolini e Adolf Hitler selado em 1938, a dona de casa Antonietta começa amizade especial com o vizinho Gabriele. Sophia Loren e Marcello Mastroianni estão no elenco.

O projeto será finalizado na noite do dia 28 com 'O Quarto do Filho' (2001), que venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Dramas e tragédias se misturam na medida em que Giuseppe tenta estreitar o relacionamento com o jovem filho Andrea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;