Cultura & Lazer Titulo Cinema
Decepção em Camille Claudel
Rui Martins
Do Diário do Grande ABC
14/02/2013 | 07:07
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Divulgação


Internada num manicômio aos 30 anos e morta aos 78, a maior parte da vida da escultora francesa Camille Claudel se passou entre os loucos. Na época do internamento como psicótica, com base numa lei pela qual muitas arbitrariedades foram cometidas, diversos artistas e inclusive o escultor Auguste Rodin tentaram intervir em seu favor.

Embora Camille Claudel tivesse sido reconhecida como artista de grande talento, tendo mesmo influenciado Rodin, o reconhecimento pleno de seu valor foi póstumo. Por isso esperava-se com curiosidade no Festival de Berlim qual teria sido o ângulo da vida da escultora escolhido pelo cineasta Bruno Dumont em 'Camille Claudel', 1915.

O título do filme se refere à época em que Camille foi transferida para o manicômio de Montdevergues, perto de Avignon. E a surpresa revelada é decepcionante. O longa-metragem, quase sem diálogos, praticamente sem som, é, na verdade, um mergulho num asilo de loucos, com alguns deles transformados em atores. E é nesse meio delirante que se vê Camille, com a qual a atriz francesa Juliette Binoche tem grande semelhança.

Ali Camille escreveu muitas das cartas ao irmão Paul Claudel, única pessoa da família que a visitava. E não se sabe, ao sair do filme, qual a intenção exata do cineasta Bruno Dumont - seria a de mostrar o asilo de loucos no qual a escultora Camille Claudel viveu 48 anos de sua vida? É verdade que o realizador Bruno Nuytten já havia feito, em 1987, um filme sobre a Camille Claudel, vivida pela atriz Isabelle Adjani, que terminava justamente no momento em que a escultora era internada no hospício.




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