Economia Titulo Lembranças
Montadora fez sucesso com 'modelo gigante' nos anos 1970
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
24/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A maioria pode não saber quem é o presidente da AME Amazonas Motocicletas Especiais e do Grupo GHF, Guilherme Hannud Filho, mas certamente muitos brasileiros vão se lembrar de um produto criado por ele na década de 1970 e que fez muito sucesso: a lendária moto Amazonas.

Considerada a maior moto do mundo na época, era equipada com motor de Fusca de 1600 cc e câmbio de quatro marchas, inclusive ré. Foi desenvolvida para atender as necessidades das polícias rodoviárias Federal e Estadual, que usavam motos da marca Harley-Davidson, mas que, devido às restrições às importações na época, tinham dificuldade de comprar peças de reposição.

A Amazonas agradou tanto, que chegou a ser exportada para o Canadá, Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Sua produção foi encerrada em 1990, mas no ano passado a marca foi ressuscitada pelo mesmo empresário. A diferença é que ao invés do modelo gigante e potente dos anos 1970 e 1980, a empresa agora fabricará motos menores de 110cc a 250cc.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;