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Motocicleta vai ter motor bicombustível

A AME Amazonas Motocicletas Especiais anunciou ontem a assinatura de um contrato com a Delphi Automotive Systems

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
24/04/2008 | 07:06
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A AME Amazonas Motocicletas Especiais anunciou ontem a assinatura de um contrato com a Delphi Automotive Systems para a produção do primeiro veículo de duas rodas com motor bicombustível. O sistema, segundo nota emitida pela montadora, possibilitará economia de 25% considerando o preço médio de venda da gasolina e do álcool no Estado de São Paulo.

O veículo propriamente dito ainda não está pronto e deverá ser apresentado entre o final deste ano e o início de 2007. Segundo o diretor de engenharia da Delphi, Roberto Stein, o sistema multifuel já foi testado e aprovado, mas testes específicos para o modelo ainda serão realizados.

"Foram cerca de três anos de desenvolvimento e já está pronto. Mas toda vez que se aplica a um veículo novo é importante testar novamente. Esse trabalho deverá ser concluído até o final do ano. Quanto ao lançamento da motocicleta no mercado, só a montadora saberá dizer", comentou Stein.

A novidade chega em um momento importante já que em 2009 entrará em vigor a fase três do Promot, programa do governo que visa a produção de veículos de duas rodas cada vez menos poluentes.

Com isso e também com a possibilidade de mais economia do que já é possível atualmente, a expectativa é de que as vendas de motocicletas disparem e que o sistema bicombustível passe a ser o preferido dos consumidores a exemplo do que aconteceu com o carro flex.

Desde 2003 já foram fabricados no Brasil cerca de 5 milhões de automóveis bicombustíveis. Hoje, eles representam 86% dos emplacamentos feitos no País.

ADAPTAÇÕES

Fazer a motocicleta trabalhar com o sistema multifuel não foi tão simples. Embora os veículos de quatro rodas já possuam essa inovação, adaptações precisaram ser feitas para que ele funcionasse adequadamente nas motos.

"O princípio de funcionamento da moto é semelhante ao do carro, mas a moto é pequena e tem características únicas de torque, potência, custo, temperatura, vibração, entre outras, além de que, o motor é externo. Todos esses detalhes foram levados em consideração", explicou Stein.

A Delphi tem várias unidades fabris no País, sendo que São Caetano abriga a sede administrativa da empresa e um centro tecnológico. O desenvolvimento do sistema flexfuel para motos, no entanto, ocorreu no centro de tecnologia de Piracicaba, no interior do Estado, com a participação de outros centros da empresa no mundo.

Já a AME Motocicletas é uma empresa de capital nacional integrante da GHF Trading, cuja sede fica em Cotia, na Grande São Paulo.




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