Economia Titulo Montadoras
Ford investe R$ 600 milhões na fábrica de motores de Taubaté

Planta do Vale do Paraíba venceu disputa entre outras fábricas da montadora na Índia, México e EUA

Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
29/04/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A Ford anunciou ontem que a fábrica de Taubaté receberá um investimento de R$ 600 milhões para a produção de uma nova linha de motores, chamada de Sigma. Com isso, a unidade vai quase que dobrar a produção, passando de 250 mil por ano para 500 mil.

A planta do Vale do Paraíba venceu uma disputa entre outras fábricas da montadora na Índia, México e Estados Unidos. “O crescimento da indústria automotiva – para a Ford, o Brasil está em terceiro lugar, só perdendo para os mercados norte-americano e inglês –, os acordos no Mercosul e o investimento em biocombustível motivaram a escolha”, explica Rogelio Golfarb.

A produção do novo motor, que já faz parte da plataforma mundial da montadora e é produzido no Reino Unido, será voltado tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. No entanto, Golfarb afirma que não há intenção no momento de aposentar o atual motor Zetec RoCam.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Claudemir Monteiro, não há planos para abertura de novas vagas de trabalho. “O investimento será na modernização e tecnologia, e garante a planta na cidade, assim como o emprego de 1.500 trabalhadores”.

O montante provém de recursos do Brasil e precisou de contrapartidas dos empregados para que fosse aprovado, como renovação do banco de horas e realocação de metalúrgicos para a nova linha. Segundo a Ford, alguns processos serão terceirizados, o que liberará funcionários para a produção do Sigma.

Apesar da empresa não confirmar, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC também está em conversa com a montadora sobre a possibilidade da abertura do segundo turno de produção de caminhões na unidade de São Bernardo. Com a ampliação, poderão ser gerados mais de 300 empregos na planta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;