Esportes Titulo Mobilização
Esporte regional e estadual em pauta
Dérek BIttencourt
Do Diário do Grande ABC
06/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com o intuito de criar vínculo e aproximar ainda mais os responsáveis por gerir o Esporte do Grande ABC e do Estado, o Diário promoveu ontem o primeiro encontro entre representantes das prefeituras das cidades da região e o secretário estadual de Esporte, José Auricchio Júnior (PTB), em Santo André.

Os titulares da Pasta de São Bernardo, José Alexandre Devesa; de São Caetano, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves; de Diadema, Marcos Ferreira da Silva; de Mauá, Waldir Luiz da Silva; além da diretora de Esportes de Santo André, Marta Sobral; e o secretário de Governo de Rio Grande da Serra, Gilmar Miranda, participaram de discussão e troca de ideias na busca pela integração esportiva entre o Grande ABC e o governo estadual. Por motivos particulares, o secretário de Esportes e Lazer de Ribeirão Pires, Paulo César Ferreira, não pôde comparecer.

Em quase duas horas de explanações na sede do Diário, os políticos falaram sobre três temas principais: detecção de talentos e formação de atletas, futebol e ligas amadoras, e a aproximação dos grandes eventos no País, casos da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Um a um, os representantes detalharam a situação da Pasta em cada município. Ao fim de cada rodada, o secretário estadual José Auricchio fazia um balanço, opinava, apresentava solução e abria as portas para trabalho conjunto entre as cidades e o Estado.

Em determinado momento, porém, o secretário estadual não escondeu seu descontentamento com o pouco caso ou a atenção mínima que as administrações públicas disponibilizam em seus Orçamentos para o Esporte.

"É necessário buscar financiamentos porque vemos municípios com dificuldades para trabalhar com 1% do seu Orçamento destinado ao Esporte, enquanto nos Estados Unidos se trabalha com 2%. O Congresso e os Parlamentos têm papel decisivo para financiamento do Esporte. Mas enquanto não abrir esse discurso, veremos as dificuldades de cidades com 0,1% de investimento destinado à Pasta", disse Auricchio.

O representante do governo estadual bateu por mais de uma vez na tecla da integração das cidades. Citou, por exemplo, o retorno de um torneio de futebol amador entre os sete municípios - a exemplo do que foi a Copa Uniligas entre 2006 e 2008 -, além de maior união entre as cidades a fim de ter região forte para receber uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014.

"A escolha das subsedes é demanda das seleções. O COL (Comitê Olímpico Local) informou que há pressão das seleções sobre a Fifa por mais opções de locais. E está aí uma oportunidade para o Grande ABC se integrar. Aumenta o potencial, afinal já tem seleções procurando as cidades", explicou, citando as visitas de México, Costa do Marfim, França e Grécia a São Bernardo, e Itália a São Caetano. "Uma união aumenta o potencial de oferta e clientes, a rede hoteleira, equipamentos, meios de locomoção. Haverá terceira chance de inscrição (para o catálogo de seleções). Por que não o Grande ABC se apresentar junto?", sugeriu.

A mesma indicação José Auricchio Júnior deu para a organização visando os Jogos Olímpicos de 2016. "Temos de tirar esse equívoco de que a Olimpíada é do Rio (de Janeiro). Não. É do Brasil, e São Paulo tem papel fundamental. Podemos contribuir muito não só com o evento, mas com o turismo, nas aclimatações, com as estruturas."

No fim da discussão, o secretário estadual elogiou a iniciativa do Diário e propôs outros encontros. "Foi maravilhoso. É torcer para que outros eventos como este aconteçam. Quem se beneficia é a região", concluiu Auricchio.

Os projetos discutidos no encontro poderão ser conferidos nas edições de segunda-feira, a partir do dia 11.

 

Rio Grande vai criar secretaria para dar ênfase ao esporte

A incerteza prevalece em Rio Grande da Serra. Ainda sem Secretaria de Esportes, a cidade foi representada na reunião de ontem pelo secretário de Governo, Gilmar Miranda, que será o responsável por passar o conteúdo da Pasta ao escolhido pelo prefeito Gabriel Maranhão (PSDB).

"Até o fim de fevereiro teremos criado a secretaria específica, mas não sei quem será o responsável da Pasta. Rio Grande vai dar atenção especial aos times de futebol amador e vai reformar o Ginásio Poliesportivo (José Roberto dos Santos) para dar opções esportivas aos minícipes", disse.

Sobre o encontro de ontem, Miranda elogiou a iniciativa do Diário. "Para trocar ideias, ainda mais com a presença do secretário estadual de Esportes (José Auricchio Júnior) leva muito tempo. Economizamos meses de tratativas em apenas algumas horas", elogiou.

 

Mauá usará censo para sedimentar cultura esportiva

Conscientização esportiva será palavra de ordem na gestão do novo secretário de Cultura, Esportres e Lazer de Mauá Waldir Luiz da Silva.

A intenção imediata será a realização de censos em polos públicos do município, com intenção de orientar os moradores sobre a prática esportiva com qualidade, além de amenizar o estigma de ‘potência esportiva que nunca deslancha por falta de estrutura' inerente na cidade há muitos anos,

"Mauá precisa ter uma cultura esportiva confiante e sedimentada. Será nosso primeiro passo", disse o secretário. "Iniciativas como este encontro do Diário serão também fundamentais como aliado para a empreitada ", emendou.

Silva afirmou também que estreitará laços com a liga de futebol amador, a maior do País, com 348 times. Entre os esportes olímpicos, o vôlei seguirá como carro-chefe.

 

Diadema sugere união para crescimento do Grande ABC

O secretário de Esportes e Lazer de Diadema, Marcos Ferreira da Silva, elogiou a iniciativa do Diário de reunir os responsáveis pela Pasta nas cidades do Grande ABC. Mais do que expor os projetos da gestão do prefeito Lauro Michels (PV), o político destacou a importância do Grande ABC no cenário esportivo nacional.

"As sete cidades têm que se unir para trabalhar em prol da região. E em eventos como este podemos discutir, contribuir com ideias", salientou Marquinho. "E é bom destacar a presença do (José) Auricchio (Júnior, secretário de Esportes do Estado de São Paulo). Ele pode tomar conhecimento da situação de cada município e até nos auxiliar."

O secretário tem como prioridade deixar o Estádio do Inamar em condições de receber jogos do Água Santa e do Clube Atlético Diadema na Segunda Divisão do Paulista.

 

Marta Sobral planeja investir na periferia após arrumar a casa

Marta Sobral destoou na reunião de ontem, no Diário. Com discurso simplista, a ex-jogadora de basquete deixou claro que ainda está "arrumando a casa" antes de tomar as primeiras atitudes à frente da Secretaria de Esportes, que, a exemplo de Rio Grande da Serra, será criada nos próximos dias, desmembrando a atual Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, sob o comando de Raimundo Salles.

De origem humilde, Marta já definiu o foco da administração e fez questão de enfatizar que vai investir na garimpagem de talentos na periferia. "Temos de apostar nas categorias de base, criar núcleos nas periferias, que é de onde saem os principais talentos para o esporte. Foi assim que aconteceu comigo. Vou mapear os lugares onde podemos criar escolinhas de esporte e convidar a população para participar", ressaltou.

Atualmente ocupando o cargo de diretora de Esportes, a ex-pivô da Seleção Brasileira prometeu outra reforma no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, que passou por grandes intervenções entre 2007 e 2008, com foco no objetivo de se tornar centro de treinamento para seleções antes e durante a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

"Vamos fazer obras no Dell'Antonia. Temos cinco espaços que serão reformados para atender a demanda das seleções que virão para a Olimpíada. Vamos ter que correr atrás porque teremos muito trabalho, mas vai dar tudo certo", garante a secretária.

 

Zé Alexandre espera por mais encontros entre secretários

O secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Pena Devesa, elogiou o encontro no Diário. Ele, porém, espera que possam existir outros para aprofundar o debate em prol do Grande ABC.

"Esta foi iniciativa louvável do Diário, com formato muito bom. Não me lembro de um encontro destes em início de mandato", destacou o secretário. "Foi ótimo para partilharmos o esporte de forma conjunta", completou.

Ele assegurou que estará presente em futuros encontros, caso sejam marcados. "Precisamos aprofundar o debate. De início, está muito bom", ressaltou.

José Alexandre afirmou que a parceria entre os governos estadual e municipal é importante para a cidade. "Temos de trazer recursos para São Bernardo e claro que precisamos trabalhar em conjunto", frisou.

Aliás, o secretário estadual de Esportes, José Auricchio Júnior, revelou que São Bernardo provavelmente será a cidade escolhida para acolher o centro de desenvolvimento para o atletismo, com o estádio da modalidade, no antigo clube da Volks.

"Estamos dialogando com o Estado para implementar este centro de desenvolvimento junto ao nosso estádio", disse o secretário.

O Estádio de Atletismo será entregue no primeiro semestre de 2013.

 

Gilmar Tadeu vê chance do Estado de discutir ideias afins

O secretário de Esporte de São Caetano, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, viu no encontro a chance de o Estado se aproximar das discussões regionais de políticas voltadas ao esporte.

"No âmbito do Consórcio (Intermunicipal) já se discutem iniciativas de interesses comuns como, por exemplo, o desenvolvimento econômico. Essa discussão conjunta é importante para dar lógica mais estadual ao tema, porque muitas das soluções não ficam só no âmbito dos municípios", destacou.

Gilmar Tadeu defende a realização de novos encontros para que Estado e municípios discutam projetos sociais comuns voltados à prática esportiva e mesmo para a descoberta de novos talentos para esportes de auto rendimento.São Caetano e São Bernardo são candidatas a subsedes da Copa de 2014, e esperam receber delegações para aclimatação na Olimpíada de 2016, no Rio. O secretário está otimista e lembrou que a cidade tem bons equipamentos, como o recém-inaugurado Centro de Atletismo, reformado em parceria com a BM&F/Bovespa.

A cidade recebeu em 2012 a visita de dirigentes da seleção italiana, que demonstraram interesse no Complexo Lauro Gomes, onde está situado o Anacleto Campanella. O local conta, além do campo, com piscina olímpica e ginásio coberto. (Com Anderson Fattori, Fernando Cappelli, Angelo Verotti, Thiago Postigo Silva e marco Borba)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;