Política Titulo Promotoria
Representação questiona locação de carros por Minami
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
05/02/2013 | 07:09
Compartilhar notícia


 

Absolvido da acusação de compra de voto a abuso de poder econômico na eleição de 2012, o ex-presidente da Câmara Hiroyuki Minami (PSDB) pode estar novamente na mira do Ministério Público. O munícipe Marcelo Sarti protocolou ontem na Promotoria pedido de apuração da locação de 34 veículos para uso da Câmara.

O contrato, assinado pelo tucano em dezembro, pouco antes de Minami deixar o comando do Legislativo, foi fechado em R$ 765,6 mil por ano. Cada veículo custa R$ 22.517 por 12 meses.

A empresa vencedora da licitação é a Nevada Rent a Car, com sede em Guarulhos, que fornece 32 carros Gol zero-quilômetro e duas Kombis para uso dos vereadores e funcionários da Casa.

Sarti questiona o valor do contrato, considerado alto demais por ele. "Não existe no processo (de locação) nenhum estudo de viabilidade econômica para avaliar se é mais vantajoso ao município a locação ou a compra os carros", disse.

O denunciante argumenta que os automóveis têm placa de Guarulhos e, com isso, metade do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) recolhido vai para o outro município da Grande São Paulo. "Em um ano, a cidade perde praticamente metade do custo total de um carro", argumenta Sarti.

Minami demonstrou surpresa ao ser questionado sobre a ação no Ministério Público. "Não estou sabendo de nada", disse.

O tucano alegou que o processo de locação dos veículos seguiu os trâmites normais e que a empresa vencedora do certame apresentou o menor preço. "Fizemos uma análise de que a locação é melhor porque, ao comprar os veículos, eles se tornam patrimônio e você acaba tendo outros gastos com manutenção."

O aluguel de carros com placa de Guarulhos é um dos pontos mais polêmicos do contrato firmado por Minami. Segundo ele, a empresa que fornece os veículos está providenciando escritório em São Bernardo. Assim, se o contrato for prorrogado, os automóveis serão emplacados na cidade.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;