Política Titulo Críticas
‘Banqueiros não me sustentam’

Em S.Paulo, Dilma ataca Marina ao sugerir que a campanha do PSB tem sido bancada por Neca Setúbal, herdeira do Itaú

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
10/09/2014 | 07:31
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Em atividade ontem na Capital, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, atacou a adversária do PSB, Marina Silva, ao afirmar que a campanha da ex-senadora está sendo financiada prioritariamente por bancos. Ela mencionou, no discurso, a autonomia do BC (Banco Central) proposta pela socialista. “Eu não tenho banqueiro me sustentando”, disse a petista, ao sugerir sobre o apoio de Neca Setúbal, uma das principais herdeiras do banco Itaú, e coordenadora do plano de governo.

Neca bancou, em 2013, 83% dos custos do instituto fundado pela aliada para desenvolver projetos de sustentabilidade, com cerca de R$ 1 milhão em doação. Dilma frisou que “não adianta falar” que o PT criou ‘bolsa banqueiro’ ou ‘bolsa empresário’, diante desde cenário composto na equipe de Marina. A afirmação da presidente se deu justamente quando questionada em relação às declarações da socialista, concedidas ontem em Minas Gerais, de que nunca os banqueiros ganharam tanto como no atual governo.

A campanha do PT tem utilizado a propaganda eleitoral na televisão para destacar de maneira negativa a proposta de autonomia do BC. Segundo a inserção no horário político, Marina “quer dar aos bancos um poder que é do presidente e do Congresso Nacional”. “Não digo isso porque eu sonhei. Está escrito no programa de governo (do PSB)”, sinalizou Dilma, de forma irônica. “Todo mundo sabe o que é isso. Banco Central não é eleito por tecnocratas ou banqueiros. É indicado por quem teve voto direto.”

Ao tratar sobre troca nos ministérios em eventual segundo mandato, Dilma concluiu que “todo novo governo tem equipe nova”. Para a presidente, há “cláusulas pétreas que não mudam, como garantir redução da desigualdade social, mas quem não se adequar às circunstâncias não está fazendo política correta”. “Nós vamos nos adaptar.”

BANDA LARGA
Dilma compareceu ontem à sabatina realizada em São Paulo, na Bela Vista, sobre banda larga e ratificou compromisso em criar lei para universalização do sistema de acesso à internet. Em contrapartida, ela defendeu que o processo de investimentos seja feito por PPP (Parceria Público-Privada).

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), mais uma vez usou período de expediente no Paço para participar de atividade eleitoral. Ele é coordenador da campanha da petista no Estado. O postulante do PT ao governo do Estado, Alexandre Padilha, também compareceu ao evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;