Política Titulo Compromisso
Campos garante voo solo
do PTB ao Estado em 2018

Presidente paulista fez agenda em S.Caetano e diz
que termômetro é resultado ao Senado e prefeitura

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
08/09/2014 | 07:30
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Presidente paulista do PTB, o deputado estadual Campos Machado garantiu que a legenda terá candidatura própria para o governo do Estado em 2018. Atualmente, a sigla está na coligação que apoia a manutenção de mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A promessa do parlamentar, que tenta novo mandato na Assembleia Legislativa, foi firmada ontem durante inauguração de comitê do partido, em São Caetano.

“Esta será a última eleição que o PTB não vai disputar o governo (do Estado). Nossa legenda tem quase 70 anos de história e uma representatividade enorme. Precisamos cada vez mais levar nossa marca”, destacou.

O deputado salientou que a construção dessa candidatura passará por dois ‘termômetros’, que são a candidatura de Marlene Campos Machado no páreo por cadeira no Senado em outubro e a disputa pela prefeitura da Capital em 2016. “Foi com muita coragem que lançamos o nome da Marlene nessa eleição. Acredito na vitória, mas caso não aconteça, essa é a primeira semente plantada. E para a eleição municipal, na pior hipótese, vamos compor chapa majoritária.”

Caso efetive a promessa de Campos, o PTB, que nunca comandou o governo do Estado, lançará um candidato depois de 16 anos de hiato. O último postulante da legenda a tentar chefiar o Palácio dos Bandeirantes foi Antonio Cabrera Mano Filho, nas eleições de 2002.

Cabrera, que foi ministro da Agricultura na gestão de Fernando Collor de Mello, entre 1990 a 1992, não teve bom desempenho nas urnas e obteve apenas 1% dos votos válidos, em eleição vencida por Alckmin.

Em avaliação da concorrência presidencial, na qual seu partido apoia a coligação do PSDB, encabeçada pelo senador Aécio Neves, Campos minimizou a queda do tucano. Segundo o líder petebista, as recentes pesquisas de intenção de votos são voláteis. “O voto em Marina Silva (do PSB) é por questão de ordem emocional. Quando chegar o momento da decisão muitos escolherão o Aécio, que é o melhor”, argumentou.

Até o momento, Dilma Rousseff (PT) lidera as pesquisas, com 35% da preferência eleitoral, seguida pela ex-senadora Marina Silva, com 34 %. O tucano Aécio Neves atingiu 14% das intenções de voto e ocupa o terceiro lugar.

ATIVIDADE
O cacique do PTB inaugurou ontem comitê de campanha em São Caetano – onde o partido tem forte trajetória política – na companhia do ex-prefeito da cidade José Auricchio Júnior (PTB), que atualmente comanda a Secretaria de estadual de Esporte, Lazer e Juventude, do ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (PTB) e demais lideranças, candidatos a deputado federal e estadual da legenda e apoiadores.

Para Auricchio, Campos Machado tem tudo para garantir nova votação expressiva. Em 2010, o petebista foi o quarto mais votado entre os postulantes a candidato estadual, com 214.519 votos. “A marca de mais destaque do Campos é a sua lealdade. Ele é o amigo das horas difíceis”, ressaltou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;