Política Titulo Favorito
Alckmin venceria no 1º turno, diz Datafolha

Governador de São Paulo oscila na margem de erro, mas chega a 53% e renovaria mandato já na primeira etapa da eleição; Skaf vai a 22% e Alexandre Padilha, com 7%, continua afastado da disputa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/09/2014 | 07:45
Compartilhar notícia


Candidato à reeleição, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), renovaria seu mandato no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo. Mesmo oscilando negativamente dentro da margem de erro, o tucano tem 53% da preferência do eleitorado, percentual que lhe garante triunfo já na etapa inicial do pleito.

O segundo colocado é o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, candidato do PMDB ao Palácio dos Bandeirantes. O peemedebista aparece com 23% das intenções de voto, sete pontos percentuais a mais do que a sondagem Datafolha apresentada em agosto. Com esses números, diminuiu a diferença entre Alckmin e Skaf – antes era de 39 pontos e agora está em 31.

Ex-ministro da Saúde e representante do PT na corrida estadual, Alexandre Padilha oscilou positivamente dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. No levantamento de agosto, tinha 5% de citações dos entrevistados, agora chega a 7%.

No único cenário de segundo turno avaliado pelo Datafolha, Alckmin venceria Skaf. O tucano é lembrado por 58% dos eleitores na fase final do pleito, enquanto o peemedebista chega a 30% – 9% anulariam ou votariam em branco e 3% não souberam ou não responderam.

Gilberto Natalini (PV), Raimundo Sena (PCO) e Laércio Benko (PHS) alcançam 1% das intenções de votos dos entrevistados. Wagner Farias (PCB), Gilberto Maringoni (Psol) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e 7% não souberam ou não responderam.

Foram entrevistados 2.054 eleitores em 56 municípios do Estado entre terça e quarta-feira. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob números SP-00023/2014 e BR-00517/2014.

REJEIÇÃO
Padilha é o candidato ao governo do Estado com maior índice de rejeição entre os entrevistados pelo Datafolha. No total, 37% afirmaram que não votarão no petista de maneira alguma.

Skaf está na segunda colocação no ranking negativo, com 22% de eleitores garantindo que não vão aderir à campanha peemedebista. Na sequência aparecem Alckmin (21%), Maringoni (17%), Ciglioni (16%), Natalini (16%), Farias (16%), Benko (15%) e Raimundo Sena (11%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;