Política Titulo Mauá
Chiquinho do Zaíra admite concorrer de novo ao Paço
Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
24/01/2013 | 07:05
Compartilhar notícia


 

Retomando a carreira política, o vereador Chiquinho do Zaíra (PTdoB), de Mauá, descarta concorrer a um cargo eletivo em 2014, mas deixa aberta a possibilidade de pleitear o Paço daqui a quatro anos.

Chiquinho retorna à Câmara após 12 anos, dando fim às frustradas tentativas de almejar ascensão política, pleiteando o Paço, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. "Quis recomeçar como vereador. Agora, em princípio, o meu foco é cumprir os quatro anos como parlamentar e irei avaliar o que será feito no futuro. Não tenho pretensão de ser candidato a deputado (estadual ou federal)", pondera o parlamentar, que rejeita o rótulo de "eterno vereador".

Caso pleiteie novamente a cadeira de prefeito de Mauá em 2016, o trabalhista entrará pela terceira vez na disputa majoritária da cidade. Ele foi candidato em 2004 (perdeu no primeiro turno) e em 2008, quando levou a eleição para o segundo turno contra Oswaldo Dias (PT). Contando com apoio da administração de Leonel Damo (ex-PV, atual PMDB), Chiquinho não conseguiu impedir o regresso do petista ao Paço mauaense.

A história eleitoral do trabalhista teve início em 1992, quando concorreu com sucesso a uma cadeira na Câmara. Filiado no PSDB, recebeu 997 votos. Quatro anos depois, no PMDB, o parlamentar obteve a reeleição com 3.114 sufrágios. A sequência de vitórias na década de 1990, porém, acabou nos pleitos seguintes.

Além do revés de 2000, quando saiu como vice na chapa encabeçada por Leonel Damo, o hoje vereador sofreu derrotas na busca por vaga na Assembleia Legislativa em 2002 e na Câmara Federal (em 2006 e 2010).

 

DÍVIDA QUITADA

Homem-forte da última gestão de Damo (2005-2008), Chiquinho afirma que tem dívida paga com antigo aliado. Por isso já anunciou que o PTdoB fará parte da bancada de sustentação ao prefeito Donisete Braga (PT) - além dele, Alberto Betão Pereira Justino integra o bloco trabalhista.

"Eu sai a deputado federal em 2010 e ajudei a Vanessa Damo (PMDB) a se eleger deputada estadual. Tinha compromisso com Leonel para ajudá-la em 2010, porque ele me deu apoio em 2008. E cumpri com acordo", disse.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;