Política Titulo Orientação
Em visita, Lula dará diretrizes a Grana e Marinho
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/01/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcará nos próximos dias nas prefeituras petistas de Santo André, comandada por Carlos Grana, e São Bernardo, chefiada por Luiz Marinho, para dar diretrizes aos afilhados políticos. Após o retorno das férias na semana passada, o ex-presidente tem executado série de visitas de cortesia, norteando o quadriênio dos aliados prioritários, assim como fez com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Lula pretende que a mesa de reunião com seus pupilos do Grande ABC, região onde se projetou politicamente, seja firmada antes de segunda-feira, quando os petistas viajarão a Brasília para o 2º Encontro Nacional dos Novos Prefeitos, que ocorre de 28 a 30 de janeiro, com presença da presidente Dilma Rousseff (PT). No evento, integrantes do governo federal farão balanço e diagnóstico de projetos em parceria com os municípios.

Marinho adiantou que a reunião foi reafirmada durante o jogo entre Santos e São Bernardo, no sábado. Na ocasião, Lula estava ao lado da dupla, que agora aguarda retorno da agenda do padrinho. Segundo Grana, o comparecimento do ex-presidente ao Paço andreense será de "visita de carinho". "Ele é o maior presidente da história do Brasil, do Grande ABC, minha referência e mentor (político). Um orgulho para mim, que só estou esperando marcar a data."

O governo federal dispõe de aproximadamente 200 programas que são dirigidos para municípios.

Coincidentemente, Lula agiu diretamente para consolidar a candidatura do trio (Marinho, Grana e Haddad) aos respectivos Executivos locais. Em São Bernardo, o prefeito foi reeleito no primeiro turno. Os dois últimos, por sua vez, tiveram articulação do ex-presidente para evitar prévia interna no PT. Para emplacar o paulistano, Lula retirou a ex-prefeita Marta Suplicy do páreo e, em Santo André, movimentou as peças para reforçar o nome do ex-sindicalista.

Com Haddad, Lula sentou ao lado de parte do secretariado paulistano para expor a expectativa sobre os correligionários, elencando questões que vê como prioritárias na gestão, como o combate às enchentes e políticas sociais municipais. Outro direcionamento passa pela importância de a prefeitura buscar parcerias com o governo estadual e executar conferências temáticas. Além disso, preocupação com a manutenção do poder ao sugerir à equipe sair maior do que entrou no Paço.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;