Política Titulo Terreno acertado
Poupatempo de Sto.André ficará na área da Rhodia
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/01/2013 | 07:15
Compartilhar notícia


 

O Poupatempo de serviços em Santo André será instalado na área da Rhodia, no bairro Bangu. O compromisso ficou acertado em audiência entre o governo do Estado, representado pelo secretário da Casa Civil, Edson Aparecido (PSDB), e o prefeito Carlos Grana (PT). A articulação, assegurando o posto, é para que a unidade saia no primeiro quadrimestre de 2014. O anúncio será oficializado junto com outros 32 postos previstos pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Com certificado da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que libera a área de contaminação, Grana fechou acordo para a doação do terreno. Para o ajuste final, o petista agora necessitará enviar projeto de lei para a Câmara, pedindo autorização de concessão do espaço, comprado por R$ 8,3 milhões durante a gestão Aidan Ravin (PTB). Nos quatro anos de mandato, o petebista não conseguiu efetivar a transferência.

Grana afirmou que a proposta para cessão do terreno ficará pronta em fevereiro, dando agilidade para o início do lançamento do edital de licitação por parte do Palácio dos Bandeirantes. "É para ontem. Vamos acelerar o processo", disse, ao acrescentar que a Prefeitura aguarda documentação para assinar contrato com a Secretaria de Gestão Pública, comandada por Davi Zaia (PPS). "Já tem inclusive os recursos garantidos", frisou o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), articulador da reunião.

O novo Poupatempo funcionará na Avenida Antônio Cardoso, próximo à estação ferroviária, e será nos mesmos moldes do tradicional, sendo a segunda unidade no Grande ABC. Desde 2009, quando o Estado anunciou que Santo André ganharia um posto, impasse ambiental impedia o início das obras. O motivo era o fato de o local estar na lista de áreas contaminadas da Cetesb. Antes de o imóvel pertencer ao município, a proprietária era a empresa química Rhodia.

O prefeito pediu estudo para analisar outras áreas, porém o ponto teve melhor resultado para alocar o equipamento estadual. "Não perderemos mais tempo. Além disso, a região da Vila Luzita será beneficiada com investimentos da subprefeitura", assinalou Grana. Por reiterar ser compromisso do Estado, Morando sustentou que as "obras certamente terão início neste ano". A previsão estadual de licitação e intervenções gira em torno de nove meses.

 

POLO TECNOLÓGICO

O petista tem compromisso agendado dia 5 de fevereiro com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Quadrelli, para tratar da implantação do Polo Tecnológico na cidade - outro equipamento aprovado pelo governo do Estado desde 2010, porém sem a devida contrapartida da Prefeitura até hoje. "O Edson (Aparecido) também (intermediou o caso e) pediu prioridade máxima para esse projeto", disse Morando.

Com o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, Grana estabeleceu parceria para destravancar as obras no setor. "Estava a passos lentos, muitos entraves. Começamos a tirar as dificuldades."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;