Cultura & Lazer Titulo Quadrinhos
Tiras de sabedoria

Calvin & Haroldo comemoram 26 anos

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/12/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Observar o mundo é mais complexo do que se pode imaginar. Não é somente ver coisas e vivenciar certas experiências. É preciso ter um olhar diferente. O quadrinista norte-americano Bill Watterson exemplifica esse tipo de visão sobre o que ocorre ao nosso redor. São dele as ideias por trás das aventuras e divagações das tirinhas de Calvin & Haroldo.

O pequeno garotinho de 6 anos vive engraçadas e inusitadas situações sempre acompanhado de seu tigre de pelúcia que, para ele, tem muito mais vida do que parece. Parte desta saga está reunida em 'Os Dias Estão Todos Ocupados' (Conrad, 176 páginas, R$ 44,90), nono de uma série de 11 livros que trazem todas as histórias da carismática dupla. Com formato diferente, a publicação se destaca por trazer algumas tiras coloridas em meio ao material original em preto e branco.

Em seu aniversário de 26 anos, o quadrinho ainda encontra espaço de destaque nas prateleiras dos fãs. As tiras que já rodaram jornais de todo o mundo misturam momentos típicos da infância, como o medo do banho, o desentendimento com a professora e as brincadeiras com os pais, com pensamentos e filosofias sobre a vida que vão além da compreensão de uma criança - o que torna a obra mais adulta do que infantil. Questões políticas, culturais e sociais foram temas corriqueiros nos dez anos em que Watterson produziu a HQ.

Os diálogos e monólogos do menino hiperativo e de seu inseparável tigre deixam o patamar de ingenuidade e ganham potencial o bastante para se tornarem sabedorias capazes de ajudar os leitores a criar essa nova percepção da vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;