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Estilo na mira da TV

Programas de moda diversificam opções com o desafio de
fazer do assunto elitizado algo acessível e de real utilidade

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
06/12/2011 | 07:21
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Eles brincam e jogam boas doses de humor, mas no fundo querem falar de moda. Levar ao público um pouco do que é tendência na Europa e em outros lugares do mundo, com o desafio da fazer do assunto elitizado algo acessível e de real utilidade na hora em que qualquer brasileiro abre as portas do simples guarda-roupa ou do elegante ‘closet'.

O stylist Arlindo Grund, do SBT, define moda como algo que está em transformação não somente nas passarelas, mas o tempo inteiro nas ruas. Ele se prepara para voltar com Isabella Fiorentino a apresentar a nova temporada do ‘Esquadrão da Moda' no ano que vem.

Enquanto não chega a época, engata sozinho o programete diário de cinco minutos ‘Tenha Estilo'. A proposta é orientar o telespectador de maneira rápida com dicas do que pode ser vestido em variadas ocasiões. Para não ficar apenas nas sugestões, o diretor da atração, Ricardo Perez, resolveu lançar para Grund o desafio de, uma vez por semana, montar um ‘look' por R$ 100 com peças garimpadas em lojas do centro de São Paulo.

"Com o ‘Esquadrão' percebi que lidamos com mulheres da vida real, nas quais algumas conhecem e têm acesso à roupas e acessórios de grifes caras, já outras não. Por isso, nossa missão é fazer com que o assunto seja próximo e que ajude, além da simples mudança de visual, também a aumentar a autoestima de homens e mulheres", explica o ‘stylist'.

Com raízes fincadas nas passarelas, a modelo Carol Ribeiro busca na música e no cinema canal para traduzir a moda no ‘It MTV'. Ela acredita que a televisão aberta tende a oferecer o assunto como serviço. "Acredito que a televisão tem apelo muito forte para ditar moda. As novelas são um bom exemplo disso. E essa coisa de lincar com a música e cinema é porque esses segmentos também ditam o que será moda no seu meio. Gosto desse desafio de contar um pouco das culturas populares até chegar no que está transitando pelas passarelas e que vira realidade nas ruas ", detalha Carol.

BRASILEIRO E A MODA
E por tudo que levam para a telinha momentaneamente, os apresentadores das atrações de moda preferem ponderar suas opiniões sobre os gostos dos brasileiros na hora de se vestir. "As mulheres brasileiras são mais conservadoras do que as estrangeiras, que são mais ousadas, porém mais sensuais ", frisa a apresentadora.

Já Arlindo Grund dá um alerta: as mulheres precisam tomar cuidado, pois gostam sempre de usar um número menor de roupa, o que pode ser um perigo.

A PATROA É UM AVIÃO
Já o quadro ‘A Patroa é um Avião', do programa ‘SuperPop', na Rede TV! tem a moda como chamariz para contar histórias de homens e mulheres que podem melhorar suas relações. "Nos desafiamos a contar uma boa história e a moda é fio condutor para isso, pois ajuda a pensar diferente a partir do visual", diz o apresentador Wesley Satler.

Outras atrações

Hoje, há um leque maior de opções de programas que se voltam para a moda na televisão brasileira. Em canais abertos, Gianne Albertoni, no ‘Hoje em Dia' da Record, apresenta o ‘De Carona Com a Moda'. Na GNT, Júlia Petit e Mariana Weickert, com os respectivos programas ‘Base Aliada' e ‘Vamos Combinar', dão dicas para que cada uma encontre sua forma de se vestir melhor.




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