Política Titulo São Bernardo
Marinho abre espaço
para novos aliados

Após a racha com PPS, reformulação no secretariado do
petista privilegia principalmente as legendas PMDB e PRB

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
21/01/2013 | 07:46
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), inicia o segundo mandato com arco de aliados bem diferente do que o ajudou a assumir poder em 2008. Há cinco anos, o apoio de PPS e PTdoB foi fundamental para Marinho reconduzir o PT ao governo municipal, após 16 anos. Essas siglas foram incluídas na equipe de governo do petista.

No entanto, o anúncio do secretariado do prefeito na semana passada evidenciou que Marinho está abrindo novo leque de parceiros, privilegiando principalmente PMDB e PRB.

Quando Marinho iniciou o primeiro mandato, o PPS comandava a Secretaria de Comunicação, pelas mãos de Edmar Luz (agora no PMDB). Em poucos meses, o deputado estadual Alex Manente - que havia disputado a eleição para prefeito em 2008 e apoiado Marinho na segunda fase do pleito - passou a reclamar da falta de espaço na administração. A legenda perdeu o comando da Pasta e a aliança entre os dois foi definitivamente encerrada.

O presidente do diretório municipal do PTdoB, Evandro de Lima, também disputou a eleição majoritária cinco anos atrás e endossou a campanha de Marinho na fase final do pleito. Pelo apoio, ficou com o comando da Pasta de Relações Internacionais. Embora continue no arco de alianças de Marinho, Evandro não ocupa mais a titularidade da Pasta e foi alocado em um cargo de segundo escalão.

A mudança de aliados, já evidenciada com a ruptura do PPS do bloco governista, foi conduzida por Marinho durante todo o primeiro mandato, motivada especialmente pela dificuldade do prefeito durante seu primeiro ano de governo. Em 2009, ele não tinha maioria na Câmara e precisou de dez meses para convencer os vereadores a aprovar sua proposta de reforma administrativa.

Aos poucos, o chefe do Executivo foi abrindo espaço para paidos que até então eram fiéis ao grupo político do ex-prefeito William Dib (PSDB). Siglas como PSB e PMDB passaram a aprovar seus projetos na Casa, embora não se declarassem abertamente governistas.

O rearranjo político ficou mais claro no anúncio do restante do secretariado que auxiliará Marinho em seu segundo mandato. Principalmente pelo retorno do ex-vereador Tunico Vieira (PMDB) à frente da Secretaria de Relações Internacionais e pelo ingresso de Fábio Cassetari (PRB) na Pasta de Comunicação.

Candidato a vice-prefeito em 2004 na chapa do deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho, Tunico se aliou a Dib em 2007, justamente quando o tucano criou a Pasta que ele ocupa atualmente. A vitória de Marinho fez com que o peemedebista fosse se aproximando do petista, utilizando argumento de que as legendas caminham juntas na esfera nacional.

Presidente do PRB local, Cassetari mostrou força política nos bastidores quando liderou o G-9, grupo formado para discutir a composição do arco de alianças da campanha de reeleição de Marinho. Além do PRB, ele agregou PTB, PP, PR, PSDC, PSL, PV, PMDB e PCdoB em torno de seu projeto. Sua nomeação para a Secretaria de Comunicação serve basicamente para assegurar o G-9 no bloco de apoio ao prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;