D+ Titulo
Genética influencia no peso
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
20/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Atire a primeira pedra aquela que não sentiu inveja da amiga magrela que come demais e não engorda. Isso acontece porque cada ser humano tem diferente metabolismo, conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo.

Essas mudanças fazem com que algumas pessoas gastem muito mais energia do que a média para manter o corpo funcionando. "O obeso não é assim só porque come muito, mas por ter gasto energético bem mais lento", avalia Vania dos Santos Nunes, endocrinologista da Unesp.

São vários fatores que influenciam o nosso organismo, mas o principal é genético. Aspectos sociais, comportamentais e o ambiente em que vive também interferem. "Hoje alguns jovens estão mais gordinhos do que seus pais. Ambos podem carregar o fator genético, porém o adolescente é mais sedentário e consome muito fast food, o que colabora para o sobrepeso e obesidade", diz.

Entretanto, a especialista ressalta que magreza não é sinônimo de saúde. "O magro pode estar com o peso normal, mas se tiver acúmulo de gordura na barriga pode apresentar riscos."

shutterstock




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;