Política Titulo EM SÃO CAETANO
Após atrito com Auricchio, Castropil retorna à chefia da PM
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/01/2013 | 07:14
Compartilhar notícia


Cabo eleitoral e colaborador da campanha vitoriosa do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), o capitão Robinson Castropil retomou o comando da Polícia Militar após se ausentar do posto para evitar atritos com a antiga administração durante a eleição. Com o aliado no comando, a expectativa é de alinhar o trabalho do município com a corporação.

Os primeiros atos administrativos de Pinheiro já têm agradado ao comando da PM. A nomeação do Coronel José Quesada para a Secretaria de Segurança foi o primeiro. "Ele foi meu instrutor na academia. Temos uma relação de 30 anos de amizade. Quando cheguei à cidade em 1997, eu era o subcomandante do Quesada; foi uma parceria vitoriosa. E com o Paulo Pinheiro tenho uma amizade de mais de 15 anos. Essa aproximação facilita ter planejamento", analisou.

A intenção de Quesada em instituir a equiparação salarial dos policiais da cidade em relação a outros municípios mais populosos por meio pró-labore também agradou. "São Caetano faz divisa com São Bernardo, Santo André e São Paulo. Em todas essas cidades o salário é maior. O trabalho em São Caetano não é diferente. Isso vai resolver o problema dos meus oficiais. Essa foi uma das propostas do programa de governo do Paulo Pinheiro", disse Castropil em relação à valorização da atividade.

 

ATRITO

O ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB), que assume hoje o comando da secretaria estadual de Esporte e Lazer, e Castropil se envolveram em polêmica dias antes do início da campanha. O petebista acusou o comando local da PM de ter demonstrado posicionamento político contrário ao Paço e causar o aumento de alguns índices criminais. Inclusive, Auricchio afirmou que a troca do comando da corporação tinha sido um pedido particular da Prefeitura à Secretaria de Estado de Segurança.

De acordo com Castropil, não houve intervenção para sua saída, mas sim remanejo administrativo da PM. "Eu substituí um major em São Bernardo, em seguida emendei com as minhas férias e retornei ao comando da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar dia 14 de dezembro. Tentei fazer o máximo para ter uma boa relação com a cidade. A polícia não é do governante, é do povo."

O capitão foi cotado para ser vice de Pinheiro e atuou na construção de propostas de Segurança do peemedebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;