Política Titulo Integral
Siraque espera apoio
do 1º escalão de Grana

Deputado federal acredita em adesão do secretariado
à sua reeleição; este episódio remonta ao ano de 2008

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/01/2013 | 07:29
Compartilhar notícia


Com vaga de titular no Congresso Nacional, o deputado federal Vanderlei Siraque (PT-Santo André) sustentou que aguarda apoio integral do 1º escalão do governo Carlos Grana (PT) ao seu projeto de reeleição, em 2014. Embora o compromisso de adesão tenha sido firmado com o prefeito, o parlamentar avaliou que a unidade partidária também está atrelada a esse contexto. "Espero ter apoio dos secretários escolhidos pelo Grana. Muitos tenho até bastante amizade", citou.

Siraque considerou "fundamental" o suporte da administração petista para reforçar o time da campanha. Diante da união, segundo o deputado, a corrida pelo voto seria facilitada para garantir cadeira cativa na Câmara Federal desde o início do mandato - em 2010, ao término da eleição, ele ficou como primeiro suplente. "A adesão é essencial. No último pleito concorri sem apoio (do governo). A unidade passa pela questão de fazer campanha em conjunto", ponderou.

O parlamentar contribuiu, inclusive, para a formação do secretariado. Com a mulher e vereadora Bete Siraque, ele indicou Gilmar Silvério para comandar a Secretaria de Educação da gestão petista. Sugestão avalizada por Grana. Outro integrante do governo que possui forte proximidade com Siraque é o titular da Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.

Em 2011, o PT andreense definiu a candidatura de Grana por consenso, sem necessidade de abrir prévia interna, evitando novo racha na legenda. Na ocasião, Siraque retirou o nome da disputa em prol do concorrente sob o discurso de agregar as alas petistas pela retomada da Prefeitura. Em contrapartida, o hoje prefeito fechou acordo de dar apoio exclusivo ao deputado na próxima eleição.

O episódio remonta a 2008, quando Siraque, então candidato petista ao Paço, não contou com a adesão de todos os grupos internos do PT e do secretariado do prefeito à época, João Avamileno (PT). O chefe do Executivo na oportunidade declarou apoio a Siraque na prévia em detrimento da vice-prefeita Ivete Garcia (PT), provocando rebeldia no primeiro escalão. Dos 16 secretários, 13 pediram exoneração.

EMBAIXADOR

Por outro lado, oficializado como deputado titular há duas semanas, Siraque afirmou que será embaixador da administração Grana em Brasília, a princípio nesses dois primeiros anos de gestão. "Farei projetos e articular propostas, principalmente, junto ao Ministério das Cidades. O último governo (Aidan Ravin, PTB) perdeu série de oportunidades de investimento", disse, ao acrescentar que o petebista o procurou para aproximação.

O deputado analisou que, com Grana no Paço, a relação será de "contato direto", considerando que essa interlocução fará o "grande diferencial" dessa troca de bastão no poder. Segundo Siraque, o ex-prefeito não fez pedido a ele no biênio que teve chance. "O Aidan não conseguia fazer essa ligação comigo. Agora, podemos ter mais UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, creches, Minha Casa, Minha Vida, verba para urbanização, Segurança e formação profissional, pois o deputado não faz nada sem projeto."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;