Cultura & Lazer Titulo Alvear
Danilo Caymmi assume liberdade
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/12/2011 | 07:42
Compartilhar notícia


Há muito tempo se sentindo distante da fluidez de um processo criativo que se deixa levar ao sabor das vontades, seja por "impedimento de mercado ou por causa das coisas que as pessoas esperam de você", Danilo Caymmi se jogou no que pode em 'Alvear' (Biscoito Fino, preço médio R$ 35).

Há anos sem lançar disco com inéditas e autorais canções, o músico, compositor e cantor remexeu em seu baú de influências para tirar o trabalho da manga. Nele, está tudo que faz parte do seu universo: sua flauta, toques dos seus artistas preferidos - entre eles, os flautistas Bud Shank e Jeremy Steig, a cantora Susan Tedeschi, o guitarrista Derek Trucks, além de Jimmy Hendrix, Led Zeppelin - e parceiros como Paulo César Pinheiro e sua filha Alice Caymmi.

"Agora todos vão me ouvir por inteiro. O que eu penso, o que eu ouço, tudo está ali, é um bloco só", conta Danilo, que ressalta que este é o seu passeio mais diverso pela música: "Toco muita flauta e canto usando desde a extensão do grave até o falsete."

Das 13 composições, 11 são inéditas. A suavidade dita o rumo do projeto, mas cada faixa traz um sabor característico, um ritmo, um canto e uma influência própria.

"Fui muito na intuição e na improvisação. Em determinado momento, com tudo já construído, vi que estava buscando uma unidade que já existia. Fui explorando sons com liberdade muito grande. Ele tem um vetor para frente. Agora só vou fazer música dessa maneira", diz ele, sobre todas as coisas que já sabia mas não havia tido oportunidade de experimentar.

Canções como as líricas 'A Vida Vai Mudar' e 'Canção do Mar Rasgado' figuram junto com uma miscelânea de ritmos, entre eles o blues apaixonado 'Alvear', a pop 'Muito Chão' e 'Flor do Caos', que tem belo momento protagonizado de guitarra.

Entre os destaques, 'Arabesco', primeira da leva de parcerias com a filha. "Recorri a ela porque os caras não estavam entregando a letra. Disse: ‘tem que ser você mesmo'. Ela tem facilidade com as palavras, a poesia e a filosofia. A música fala um pouco da ancestralidade. Ela conseguiu traduzir meu sentimento." Outra que salta aos ouvidos é Retirança, em que Danilo divide os vocais com a irmã Nana Caymmi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;