Política Titulo Retorno
Albino é cotado para voltar à Secretaria de Governo
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
09/01/2013 | 07:52
Compartilhar notícia


Após perder espaço na Prefeitura de São Bernardo em 2011, o assessor especial de Gabinete José Albino (PT) é cotado para reassumir o comando da Secretaria de Governo. O anúncio deve ser feito até sexta-feira, quando o prefeito Luiz Marinho (PT) apresentará os demais nomes que integrarão a equipe de gestão para o segundo mandato.

A exemplo da eleição para a mesa diretora da Câmara (vencida pelo petista Tião Mateus), a definição do secretariado está sendo cuidada diretamente por Marinho.

O regresso de José Albino à Pasta responsável pela articulação entre o Paço e a Câmara ficou mais viável após a saída de Maurício Soares (PT) do setor para administrar a Fundação Criança.

Outro fator que favorece o retorno de José Albino à Secretaria de Governo é a reforma administrativa que está nos planos de Marinho. Braço-direito de Maurício, a secretária adjunta Elenice Vieira pode atuar no departamento de Comunicação, abrindo mais espaço na área de Governo.

Albino é cauteloso ao comentar o assunto. "Sou um soldado do partido. Estou aguardando a decisão do prefeito", despistou o petista.

Ex-presidente do diretório do PT local, Albino comandou a Secretaria de Governo entre janeiro de 2009 e março de 2011, quando foi substituído por Maurício. A troca foi motivada pela dificuldade de articulação do petista com o Legislativo, principalmente no primeiro ano de governo de Marinho, quando a maioria oposicionista na Casa travou a governabilidade do prefeito.

O maior fracasso de Albino no governo foi a vitória do vereador Hiroyuki Minami (PSDB) na eleição para presidente da Câmara em dezembro de 2010, derrotando Tião.

Após deixar a secretaria, Albino foi nomeado como assessor especial de Gabinete e foi aos poucos tentando recuperar o prestígio com Marinho. Para isso, participou ativamente da campanha à reeleição do chefe do Executivo, vitorioso no primeiro turno com 261.339 votos (65,79% dos válidos).

Albino também participou das articulações para o triunfo de Tião na disputa pela presidência da Casa. Embora Marinho tenha costurado diretamente adesões à candidatura do aliado, Albino se reuniu inúmeras vezes com os vereadores da base aliada para evitar a repetição do revés no pleito.

 

NOVO DESTINO

Se não for reconduzido à Secretaria de Governo, Albino pode ter outra ocupação no governo Marinho. Comenta-se nos bastidores do Paço que ele possa ser responsável pela Pasta de Coordenação Governamental, que era chefiada por Tarcício Secoli. Ele deixou o posto para substituir Sebastião Ney Vaz Júnior na Secretaria de Serviços Urbanos.

No entanto, a Secretaria de Coordenação Governamental pode ser extinta. Mais um sinal de que o destino de Albino no Paço deve ser mesmo o comando da Secretaria de Governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;